Influenza: Pré-campanha de vacinação começa na próxima segunda-feira no Recife

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 15/04/2016 às 15:21
vacina-600 FOTO:

Imagem de vidro com vacina e injeção (Foto: Free Images) Idosos acamados com mais de 60 anos, crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos e trabalhadores de saúde devem ser imunizados até dia 29 de abril (Foto ilustrativa: Free Images)

Recife começa na próxima segunda-feira (18) a Pré-campanha de Vacinação contra Influenza. Idosos acamados e residentes em instituições de longa permanência com mais de 60 anos, crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos nas creches e trabalhadores de saúde devem ser imunizados até o dia 29 de abril. A Campanha terá início no dia 30 deste mês e deve se estender até 20 de maio, com meta de vacinar pelo menos 80% da população-alvo, composta por 365.490 pessoas.

Leia também:

» H1N1: Confira orientações para prevenção da infecção pelos vírus da influenza

» H1N1: Pernambuco registra 34 casos de gripe pelo vírus. Dez deles são graves

» H1N1: Conheça as idas e vindas do vírus desde a pandemia de 2009

As doses estarão disponíveis em todos os postos de rotina da Prefeitura do Recife. Os grupos prioritários – crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, pessoas com mais de 60 anos, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais – poderão receber a dose.

"A Campanha tem o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação", ressalta a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Recife, Elizabeth Azoubel. Nos últimos três anos, a cobertura durante a campanha de vacinação alcançou a meta. Em 2013, 87,12% do público-alvo foi vacinado; em 2014, a cobertura foi de 118,71; no ano passado, 81,96% do grupo prioritário receberam a vacina.

A Secretaria de Saúde do Recife começou a distribuir em todas as instituições de ensino (públicas e privadas) um informe com medidas de prevenção da gripe e uma lista de cuidados a serem tomados no ambiente escolar. "O documento deve ser fixado em local visível na escola e também enviado aos pais de alunos, para que todos tenham conhecimento. Além disso, é importante saber que a lavagem das mãos é uma medida fundamental para evitar a síndrome em todas as idades, mas também orientamos a ingestão de líquido e de alimentos saudáveis", explica secretária executiva de Vigilância à Saúde, Cristiane Penaforte.

A doença

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-condicionadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.