FAV promove neste sábado workshop sobre microcefalia

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 15/04/2016 às 11:00
No Brasil, do total de casos confirmados, 267 tiveram confirmação por critério laboratorial específico para zika (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)
No Brasil, do total de casos confirmados, 267 tiveram confirmação por critério laboratorial específico para zika (Foto: Diego Nigro/JC Imagem) FOTO: No Brasil, do total de casos confirmados, 267 tiveram confirmação por critério laboratorial específico para zika (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)

Imagem de bebê com microcefalia (Foto: Diego Nigro / JC Imagem) Iniciativa oferecerá aos profissionais oportunidade de estudar de forma mais aprofundada o diagnóstico e a conduta em bebês com microcefalia (Foto: Diego Nigro / JC Imagem)

A Fundação Altino Ventura (FAV) promoverá neste sábado (16) o Workshop Síndrome Congênita de Zika Vírus. O encontro, das 8h às 13h, reunirá no auditório da instituição, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, 150 profissionais do Estado envolvidos no tratamento de bebês com microcefalia. O objetivo é nivelar as informações científicas apontadas por cada especialista.

Leia também:

» FAV procura parceiros que possam custear kit de estimulação para bebês com microcefalia

» Microcefalia: 40% dos bebês com a malformação ligada ao zika têm lesão na visão, diz FAV

No total, 14 especialistas foram convidados para apresentar aos participantes suas experiências, pesquisas e projetos voltados ao entendimento da microcefalia associada ao zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegpyti, vetor também da dengue e chicungunha. Médicos e terapeutas da FAV, da Secretaria Estadual de Saúde, dos hospitais Agamenon Magalhães e Barão de Lucena, além de Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) confirmaram participação. Na programação, diversos ciclos de debate entre especialistas convidados e participantes do workshop.

Segundo a oftalmopediatra Liana Ventura, a presidente da FAV, a iniciativa tem caráter multidisciplinar, oferecendo aos profissionais a oportunidade de estudar de forma mais aprofundada o diagnóstico e a conduta com relação aos tratamentos dos bebês nas quatro deficiências: visual, auditiva, intelectual e motora. "Este primeiro workshop nos dará embasamento para um programa de educação continuada, com a promoção de novos encontros periodicamente. Esperamos que uma ação como esta permita ao serviço público de saúde o acesso detalhado a informações e formas de tratamento para a melhoria da qualidade de vida das crianças com microcefalia", explica.