Fonoaudiólogos e otorrinos realizam Plantão da Voz em duas praças no Grande Recife

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 14/04/2016 às 13:30
microfone-destaque FOTO:

Profissionais que precisam usar muito a voz no ambiente de trabalho devem ter cuidados especiais (Foto: Free Images) Profissionais que precisam usar muito a voz no ambiente de trabalho devem ter cuidados especiais (Foto: Free Images)

Fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas estarão juntos, nesta sexta-feira (15/4), para a realização de atividades alusivas ao Dia Mundial da Voz (16/4). A ação, que ganha o nome de Plantão da Voz, oferecerá serviço de triagens, orientações e encaminhamentos para realização de videolaringoscopia. As atividades serão realizadas das 8h às 17h na Praça do Derby, área central do Recife, e na Praça do Rosário, no Centro de Jaboatão dos Guararapes.

Leia também:

>> Dia Mundial da Voz: aprenda a cuidar da sua

O objetivo do Plantão da Voz é identificar a presença de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe. Por isso, quem sente rouquidão por mais de 15 dias, cansaço e/ou esforço para falar, pigarro constante, voz sumindo ou falhando e perda súbita da voz pode se dirigir a um dos locais da ação para receber as orientações necessárias.

Como nos últimos anos, os casos mais graves serão encaminhados para realização gratuita de videolaringoscopia no Imip, no Hospital de Câncer de Pernambuco e no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Em parceria com a Ceasa, Compesa, Água Mineral Santa Joana, Prefeitura da Cidade do Recife, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, o Conselho Regional de Fonoaudiologia fornecerá ao público presente, além de materiais gráficos com orientações sobre cuidados com a voz, água mineral e maçã.