Câncer de mama também abala os maridos, aponta estudo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 14/04/2016 às 12:07
câncer-mama-600 FOTO:

Imagem de mulher com fita rosa em referência ao Câncer de mama (Foto ilustrativa: Hélia Scheppa / Acervo JC Imagem) Estudo mostra que maridos também sofrem diante da possibilidade de perder a esposa, além de passar por desestabilização emocional no momento da notícia (Foto ilustrativa: Hélia Scheppa / Acervo JC Imagem)

Da Agência USP de notícias

Mulheres que recebem o diagnóstico de câncer de mama relatam que este é um dos momentos mais difíceis no enfrentamento da doença. Mas quem pensa que são somente elas que sofrem, está enganado. Estudo realizado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP comprova que os maridos também sofrem diante da possibilidade de perder a esposa, além disso, eles passam por grande desestabilização emocional no momento da notícia.

Leia também:

» Biossensor detecta câncer de mama em fase inicial, antes dos exames de imagens

» Brasil registra quase 60 mil novos casos de câncer de mama todo ano

» Novo software contribui no diagnóstico mais preciso do câncer de mama

» Câncer de mama: reconstrução mamária eleva autoestima e aumenta chances de recuperação

Os resultados apresentados pela pesquisa, que contou com a colaboração de homens casados, com idade entre 48 e 76 anos, mostraram que o parceiro da mulher com câncer de mama precisa ser sensível em todos os acontecimentos, do diagnóstico ao processo de reabilitação. Além disso, o estudo mostrou que o meio profissional e científico não tem alternativas e opções de acompanhamento dos familiares da mulher com câncer.

Segundo o psicólogo Leonardo Yoshimochi, autor do estudo a dificuldade vivida durante o tratamento muda a vida do casal e acaba refletindo nas atividades diárias, como os cuidados com a casa, com os filhos e com toda a família. “Mesmo sensíveis com a situação, os parceiros acabam sofrendo de forma solitária, pois não aceitam expor suas dificuldades mediante tamanho cuidado que se destinaram a prestar”, diz.

Mudanças na intimidade do casal

Além da estrutura familiar, a vida íntima do casal que a mulher recebe o diagnóstico de câncer de mama, também muda. Durante o tratamento, a mulher sofre mudanças físicas, que podem interferir na intimidade do casal, como as modificações no corpo, diminuição do desejo sexual, secura vaginal, depressão, ansiedade e tristeza. “Nesse momento é importante que eles mantenham o diálogo, para que nada afete a intimidade”.

Confira a matéria completa no site da Agência USP de notícias.