Café: Saiba como degustar a bebida sem prejudicar a saúde

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 14/04/2016 às 13:14
café__1 FOTO:

Café pode oferecer benefícios à saúde, desde que seja degustado com moderação (Foto: Free Images) Café pode oferecer benefícios à saúde, desde que seja degustado com moderação (Foto: Free Images)

Neste Dia Internacional do Café (14/4), vale a pena reforçar que a bebida pode trazer mais benefícios à saúde que o simples prazer de degustá-la. Segundo a nutricionista Fabrícia Padilha, coordenadora do curso de nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), são poucas as pessoas que sabem que o café é uma bebida nutracêutica (nutricional e farmacêutica), mais rico em minerais do que bebidas isotônicas, contém vitamina B (niacina) e a cafeína, que é segura na dose existente em três ou quatro xícaras diárias (até 500 mg/dia). Nessa quantidade, o café pode estimular a atenção, a concentração, a memória e o aprendizado.

Leia também:

>> Vai um cafezinho aí? Deguste até quatro xícaras por dia sem prejudicar a saúde

>> Cafeína: remédio ou veneno?

Mas Fabrícia alerta que, como a consolidação da memória ocorre durante a fase do sono, o consumo de café durante a noite para estimular a vigília, prática bastante comum entre estudantes, pode  afetar a produtividade. Ou seja, o fato de tomar café até tarde da noite, com o intuito de ficar desperto para estudar ou trabalhar, pode prejudicar a atenção, a concentração e a memória no dia seguinte. Assim, a nutricionista orienta que o café deve ser ingerido durante o período diurno.