HPV: Unidades de saúde do Recife disponibilizam vacina para meninas entre 9 e 13 anos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 06/04/2016 às 8:00
vacina-600 FOTO:

Imagem de vidro com vacina e injeção (Foto: Free Images)

Pais de meninas com idade entre 9 e 13 anos devem ficar atentos à imunização das filhas contra o Papilomavírus Humano (HPV). A vacina faz parte do calendário vacinal da rede de saúde do Recife e está disponível durante o ano inteiro nas Unidades de Saúde da Família (USFs), incluindo as Upinhas, nas unidades básicas tradicionais e policlínicas da capital pernambucana. De janeiro a março, 2.704 meninas já foram imunizadas na cidade.

Leia também:

» Ministério da Saúde incorpora vacina contra HPV ao SUS

» Mais de 30% das mulheres desconhecem relação do HPV com câncer de colo do útero

» Anvisa aprova vacina quadrivalente contra HPV para homens

As adolescentes que ainda não tomaram a primeira dose podem procurar as unidades das 9h às 13h. Aquelas que já tomaram a primeira dose serão atendidas das 9h às 11h. É importante que os pais ou responsáveis pelas meninas cumpram o que orienta o calendário de vacinação. A terceira dose será aplicada após cinco anos da primeira. A proteção só será garantida quando o esquema de três doses for completo. A Secretaria de Saúde do Recife montou um esquema especial para o atendimento ao público-alvo.

“As meninas que já completaram 14 anos e só tomaram a primeira dose da vacina e as adolescentes dentro da faixa etária que ainda não receberam nenhuma dose devem comparecer aos postos. A vacina é segura e se trata da prevenção do câncer de colo de útero, doença que merece atenção”, explica Elizabeth Azoubel, coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Recife.

A doença

O Papilomavírus Humano (HPV) é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 290 milhões de mulheres no mundo convivem com a doença. Deste total, 32% estão infectadas pelos tipos 16 e 18, causadores do câncer de colo de útero.

O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. Vale reforçar que a vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.