Robô-cirurgião é mais uma opção para o tratamento do câncer de próstata

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 05/04/2016 às 13:02
robótica_destaque FOTO:

No Hospital Esperança Recife, robô-cirurgião Da Vinci Si HD permite realização da cirurgia para o câncer de próstata com mais segurança e precisão (Foto: Divulgação) No Hospital Esperança Recife, robô-cirurgião Da Vinci Si HD permite realização da cirurgia para o câncer de próstata com mais segurança e precisão (Foto: Divulgação)

O Hospital Esperança Recife passa a realizar cirurgias com o robô-cirurgião Da Vinci Si HD. O equipamento permite procedimentos com maior precisão e alcance além da mão humana. Entre as cirurgias que serão realizadas, destaca-se a prostatectomia radical, indicada para o tratamento de pacientes com câncer de próstata. Estudos apontam que 70% dos pacientes tratados pela prostatectomia não sofrem mais com a doença.

Leia também:

» Novembro Azul: Sete novos casos de câncer de próstata surgem a cada hora

» Câncer: Pernambucana cria chip que detecta primeiros sinais de 18 tipos da doença

"Mas é importante lembrar que cada caso precisa ser avaliado para saber se a cirurgia é o tratamento mais indicado", explica o chefe do serviço de Urologia do Hospital Esperança Recife, Misael Wanderley Junior. O médico aponta como principais benefícios da cirurgia robótica a reprodução dos movimentos das mãos do cirurgião sem tremor, portanto mais precisos; visão tridimensional ampliada, o que mostra detalhes que a visão humana natural não enxerga; posição ergonomicamente confortável no assento do console de comando, que levam a uma técnica muito mais precisa, com mínimo de agressão a estruturas delicadas vizinhas, como tecidos, nervos e músculos.

Entre os benefícios da cirurgia robótica, está a reprodução dos movimentos das mãos do cirurgião sem tremor, o que permite resultados mais precisos (Foto: Divulgação) Entre os benefícios da cirurgia robótica, está a reprodução dos movimentos das mãos do cirurgião sem tremor, o que permite resultados mais precisos (Foto: Divulgação)

Por essa precisão, na prostatectomia radical realizada com o Da Vinci pode haver substancial diminuição na probabilidade de disfunção erétil e incontinência urinária, possíveis efeitos colaterais da cirurgia. Além disso, as incisões são menores, auxiliando na qualidade e rapidez do pós-operatório. O paciente recebe alta em 24h a 48h, em média, e pode retornar às atividades em duas semanas.

Entre a aquisição do robô Da Vinci Si HD e o treinamento da equipe, realizado no Da Vinci Training Center – Insimed (centro de excelência para América Latina, em Bogotá, na Colômbia), a Rede D’Or São Luiz investiu R$ 15 milhões. Além das cirurgias urológicas, também serão realizadas cirurgias bariátricas, do aparelho digestivo e ginecológicas. A previsão do Hospital Esperança Recife é que, nos primeiros meses, sejam realizadas 30 cirurgias por mês e que, em um ano, esse número ultrapasse os 50 procedimentos mensais.