Equipe multidisciplinar fará atendimento gratuito neste sábado para bebês com microcefalia

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/04/2016 às 15:20
microcefalia-235 FOTO:

Imagem de recém-nascido com microcefalia (Foto: Edmar Melo / JC Imagem) Bebês com microcefalia contarão com atividades de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. Família também será orientada (Foto: Edmar Melo / JC Imagem)

A Clínica Pepita Duran realizará no próximo sábado (9), a partir das 8h, uma ação solidária de atendimentos diversos com equipe multidisciplinar para 32 crianças recifenses que têm microcefalia. A iniciativa tem apoio do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-1), da Aliança de Mães e Famílias Raras (Amar), da Associação Pernambucana de Empresas Prestadoras de Serviço de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Appesfito) e da União de Mães de Anjos (UMA).

Leia mais:

» Encontro gratuito debate microcefalia e repercussões sociais nesta terça-feira

» FAV procura parceiros que possam custear kit de estimulação para bebês com microcefalia

» Risco de cáries em bebês com microcefalia é investigado por pesquisadores pernambucanos

» Especialista defende ultrassom do sistema nervoso no diagnóstico de microcefalia

Os pequenos contarão com atividades de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. A iniciativa surgiu da vontade da fisioterapeuta Pepita Duran em ajudar pacientes com a malformação congênita e seus familiares que não têm condições financeiras de custear um tratamento completo. Para isso, a especialista procurou a Amar para selecionar as famílias que iriam receber o atendimento. A equipe de profissionais que realizarão as atividades fazem parte da própria clínica, além de especialistas do Crefito-1 e apoio de estudantes do Crefito Jovem.

Além da avaliação das crianças, as mães também serão atendidas para receberem orientações quanto ao desenvolvimento sensório motor e oral das crianças na visão da fisioterapia, da terapia ocupacional e da fonoaudiologia. A ação oferecerá também apoio psicológico à família. "A ideia é fazer desta ação um exemplo para que outras clínicas e profissionais de saúde promovam eventos como esse para podermos ajudar essas pessoas", afirma Pepita Duran.

As famílias que irão participar do atendimento também receberão doações arrecadadas pela equipe do Crefito Jovem. nas instituições de ensino e na sede do Conselho. Os donativo serão arrecadados até a próxima sexta-feira (8), na rua Henrique Dias, nº 303, Boa Vista, Centro do Recife.