Workshop em abril trabalhará aspectos da meditação e atenção plena

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/03/2016 às 10:46
meditação_ FOTO:

Foto ilustrativa de meditação (Imagem ilustrativa: Free Images) 2º Workshop 'Meditação Mindfulness - Cultivando presença na prática clínica acontecerá entre os dias 8 e 10 de abril, em Aldeia (Imagem ilustrativa: Free Images)

Estar plenamente presente nas atividades do nosso cotidiano é uma das propostas do 2º Workshop 'Meditação Mindfulness - Cultivando presença na prática clínica e na vida'. O encontro acontecerá entre os dias 8 e 10 de abril, na academia Eco Resort Meteora D'Aldeia, no km 17,5 de Aldeia, em Camaragibe, no Grande Recife.

O curso, com duração de 20 horas, será comandado pela psicóloga clínica Paula Lira e pelo médico Júlio Lins. Durante os três dias de atividades, os participantes serão apresentados aos princípios da meditação Mindfulness - da expressão em inglês que significa atenção plena - em um formato intensivo, indicado para qualquer pessoa que busque transformação pessoal e interpessoal. Na literatura científica, o termo é usado para referir-se a abordagens terapêuticas inspiradas na filosofia budista que estão sendo desenvolvidas e estudadas em Universidades no Brasil e no exterior.

Para Paula Lira, o termo ajuda a definir o trabalho com a meditação sem a interferência de dogmas religiosos. "A palavra já começa a ser usada pela mídia e acreditamos que com o tempo seu significado ganha popularidade até chegar a mais pessoas que vão poder se beneficiar. A técnica vem sendo estudada pela ciência ocidental o que separa mais facilmente a auto investigação de dogmas e preconceitos", explica a psicóloga.

Projeto

O workshop Meditação Mindfulness é baseado em experiências vivenciadas no projeto Atentamente, fundado pelo médico Júlio Lins. O programa desenvolve atividades meditativas de atenção plena com pacientes do Núcleo de Apoio às Práticas Integrativas (NAPI) do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital pernambucana.

"O Atentamente apresenta diferentes perspectivas de como aumentar o foco na vida e ter mais liberdade em relação aos pensamentos. Os resultados são excelentes. Temos relatos de melhora do foco, aumento da criatividade, redução de estresse, aumento do bem estar psicológico e superação de vários sofrimentos e transtornos", explica.

De acordo com o especialista, que defendeu em 2015 uma dissertação de mestrado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com o tema 'Transformações pessoais e interpessoais com práticas meditativas – Estudo de caso do programa Atentamente no SUS', a promoção da saúde a partir de Mindfulness pode ser uma solução viável e de resultados duradouros para sistemas de saúde no Brasil e no mundo.

"Pesquisadores de diversos países vem desenvolvendo programas com orientação na investigação da meditação chamados: Programas de Mindfulness. Trabalhos dessa natureza ajudam pessoas em situações de grande sofrimento como depressão, pânico, drogadição, entre outros. O programa pioneiro é o desenvolvido na Universidade de Massachutts, pelo médico e praticante de meditação Jon Kabat-Zinn", finaliza o médico.

Serviço

2º Workshop “Meditação Mindfulness - Cultivando presença na prática clínica e na vida”

Data: 8 a 10 de abril de 2016

Local: Academia Eco Resort Meteora D'Aldeia, no km 17,5 de Aldeia, Camaragibe, PE

Inscrições pelo site: www.mindfulnessne.com.br