H1N1: Confira orientações para prevenção da infecção pelos vírus da influenza

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/03/2016 às 12:23
mãos-destaque FOTO:

Higienização das mãos é importante para prevenir H1N1 e a infecção por outros vírus da influenza (Foto: Free Images) Higienização das mãos é importante para prevenir H1N1 e infecção por outros vírus da influenza (Foto: Free Images)

Apesar de uma maior atenção aos casos de H1N1, médicos reforçam que atualmente não há motivo para pânico no Estado de Pernambuco e que existe uma série de atitudes para reforçar a prevenção da doença e suas complicações. “A lavagem das mãos, por exemplo, é fundamental para evitar a infecção pelos vírus da influenza. O uso de máscaras hospitalares (aquelas vendidas em farmácia) pode ser usada por pacientes sintomáticos e pessoas próximas a eles. Já o álcool em gel é uma opção para ocasiões em que não é possível lavar as mãos, desde que a pessoa não tenha tido contato com secreção”, orienta o infectologista Danylo Palmeira.

Leia também:

» Clínicas particulares de Pernambuco já estão com vacina contra gripe para 2016

» Idosos devem se vacinar contra gripe para evitar complicações da doença

» Contra a gripe, seu escudo é a vacinação, alerta campanha do Ministério da Saúde

A imunização também reforça a prevenção. “Pelo fato de as pessoas saberem que a vacinação é a principal forma de se evitar a gripe, é natural se observar aumento na procura pela vacina em épocas com aumento de casos”, diz o pneumologista Antônio Aguiar Filho, da Vaccine. A unidade da clínica no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife, recebeu na quarta-feira (30) pelo menos 150 pessoas que receberam a vacina contra gripe. A Vaccine tem o imunizante com cepas atualizadas para 2016.

Prevenção - H1N1 - Influenza