Obesidade e cirurgia bariátrica são temas de encontro gratuito no Recife

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 26/03/2016 às 13:00
fita-metrica-peso-235 FOTO:

Imagem de fita métrica (Foto: Free Images) Reunião Multidisciplinar da Obesidade acontecerá no Hospital Esperança (Foto: Free Images)

O cirurgião Walter França, com mais de 3 mil cirurgias bariátricas feitas no currículo, comandará na próxima segunda-feira (28) Reunião Multidisciplinar da Obesidade. O encontro gratuito acontecerá a partir das 19h no 7º andar do anexo 3 do Hospital Esperança, na Ilha do Leite, área central do Recife. Haverá também palestra de nutricionista e psicóloga, além de depoimentos de pacientes já operados.

Imagem do médico Walter França (Foto: Adriana Ximenes / Divulgação) Cirurgião Walter França, com mais de 3 mil cirurgias bariátricas no currículo, comandará o encontro (Foto: Adriana Ximenes / Divulgação)

Entre os assuntos tratados na reunião, os procedimentos mais usados na cirurgia bariátrica. São eles: Bypass intestinal e Sleeve. No Sleeve (ou Gastrectomia Vertical), o estômago do paciente é grampeado em forma de tubo que vai do esôfago ao duodeno. Assim se reduz o estômago em até 80% do seu tamanho. O novo órgão fica com 150 ml a 250 ml e com forma parecida com um tubo gástrico. "Nessa redução se retira parte do fundo gástrico, região que produz o hormônio grelina, responsável pela sensação de fome. Após a cirurgia, o apetite diminui. Esse procedimento é indicado para paciente com obesidade 3 e mórbida principalmente o que possuem problemas intestinais ou quadro de anemia importante”, explica França.

Já no By pass intestinal há um desvio do intestino delgado, fazendo com que o paciente absorva menos gordura do que antes. Todo o intestino continua funcionando normalmente e a absorção de vitaminas e minerais permanece a mesma.

Segundo o especialista, os quilos extras não interferem apenas na autoestima dos pacientes, mas também colaboram para desencadear várias doenças, como problemas cardiovasculares, câncer, depressão, hérnias e apnéia do sono.