Prefeitura do Recife promove atividades de enfrentamento à tuberculose

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/03/2016 às 12:00
tuberculose-235 FOTO:

Imagem ilustrativa de tuberculose (Foto: Marcos Pastich / Acervo JC Imagem) Tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões. Causada por uma bactéria, também pode prejudicar ossos, rins e meninges (Foto: Marcos Pastich / Acervo JC Imagem)

A Secretaria de Saúde do Recife promoverá na próxima semana uma série de atividades em referência ao mês de combate à tuberculose, doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões. Na terça-feira (29), haverão as oficinas 'Manejo da Tuberculose', para os profissionais de saúde da Atenção Básica e 'Ações de Controle da Tuberculose', para os profissionais de Saúde Mental e técnicos da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. As palestras acontecerão no Centro de Formação Professor Paulo Freire, na Madalena, Zona Oeste do Recife.

Leia mais:

» Tosse por mais de três semanas pode ser tuberculose

Já na quarta-feira (30) haverá uma ação de conscientização sobre a doença no Centro Comunitário da Paz Governador Eduardo Campos (Compaz), no Alto Santa Terezinha, Zona Norte da capital pernambucana, das 8h às 13h. A ação será aberta aos jovens usuários do Compaz e população visitante do local, com orientações gerais sobre a doença. Serão proferidas palestras, realizada esquete sobre o tema, distribuição de material educativo, coleta de escarro dos sintomáticos respiratórios (SR) e testagem rápida para HIV.

"A tuberculose é um sério problema de saúde pública no Brasil e a busca dos Sintomáticos Respiratórios constitui uma importante estratégia para identificação precoce dos casos novos e interrupção da cadeia de transmissão, a partir da realização do tratamento", avalia a coordenadora do Programa de Tuberculose do Recife, Silvana Lira.

A Campanha de Enfrentamento à Tuberculose ocorre também nas unidades de saúde, com a busca ativa dos sintomáticos respiratórios e de educação em saúde para população em geral, favorecendo o diagnóstico precoce da tuberculose e propiciando acesso ao tratamento em tempo hábil.