Microcefalia: Unidade de atenção especializada de Caruaru realiza mutirão para bebês

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/03/2016 às 15:49
microcefalia_destaque FOTO:

Mutirão em Caruaru investiga se crianças com microcefalia que moram na região têm problemas visuais e/ou auditivos (Foto: Fernando da Hora/JC Imagem) Mutirão em Caruaru investiga se crianças com microcefalia que moram na região têm problemas visuais e/ou auditivos (Foto: Fernando da Hora/JC Imagem)

A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, realiza, nesta quarta-feira (23), a partir das 7h30, mutirão de atendimento oftalmológico e de otorrinolaringologia para 30 crianças diagnosticadas com microcefalia. Os pacientes são moradores dos municípios que compõe a IV Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede no município, e tiveram suas consultas marcadas via sistema de regulação.

Leia também: 

>> Risco de cáries em bebês com microcefalia é investigado por pesquisadores pernambucanos

>> Em busca de bebês com microcefalia, Pernambuco faz visitas domiciliares a famílias

“Vamos fazer a avaliação inicial das crianças para saber se elas possuem alguma alteração ocular ou auditiva e, a partir disso, vamos disponibilizar toda a linha de cuidado necessária para a reabilitação desses pacientes”, afirma o coordenador da UPAE de Caruaru, Francisco Galvão.

Para os pais das crianças com microcefalia, será criado um grupo de apoio psicológico para que eles possam interagir entre si e possam compartilhar conhecimento, medos e desafios.

Das 30 crianças, 10 já passaram pelos setores de fisioterapia e fonoaudiologia da UPAE. As outras 20 terão sua primeira consulta na unidade, que disponibiliza as especialidades de fisioterapia, fonoaudiologia, oftalmo, otorrinolaringologia e nutrição para as crianças com microcefalia, além de apoio psicológico para os pais.