Confira dicas para preparar receitas saborosas e saudáveis para as crianças

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/03/2016 às 12:39
frutas-235 FOTO:

barrinhaCriancaSaudavel-v2

Imagem de frutas em cesta (Foto: Free Images) Dica dos especialistas para uma dieta saudável para as crianças é optar sempre por alimentos naturais e investir em receitas que fujam do tradicional (Foto: Free Images)

Quando o assunto é rotina alimentar das crianças, muitos pais se enchem de dúvidas sobre as mais variadas questões, desde os nutrientes necessários ao desenvolvimento saudável do pequeno até opções de receitas saborosas e saudáveis para introduzir na alimentação dos filhos. A principal recomendação dos especialistas é optar sempre por ingredientes naturais, evitando ao máximo alimentos processados.

Leia também:

» Fique atento aos sintomas de intolerância a glúten ou lactose nas crianças

» Longe da anemia: Saiba como evitar a deficiência de ferro nas crianças

» Adotar hábitos saudáveis na infância pode evitar doenças na fase adulta

» Confira dicas para deixar a lancheira das crianças nutritiva

» Especialistas dão dicas de como montar o cardápio na dose certa para as crianças

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado pelo Ministério da Saúde, os alimentos são divididos nas seguintes categorias: in natura (ou minimamente processados); óleos, gordura, sal e açúcar; alimentos processados e alimentos ultraprocessados. As opções in natura, aqueles que são obtidos diretamente de plantas ou de animais e que não sofrem alterações após deixar a natureza, devem ser prioridade na alimentação, principalmente das crianças.

» Teste seu conhecimento sobre alimentação saudável na infância

"Os pais devem evitar ao máximo alimentos processados ou ultraprocessados na dieta das crianças. Esses ingredientes, como macarrão instantâneo e salgadinhos fritos de pacote, têm muito aditivo químico e podem trazer risco à saúde da criança", alerta a nutricionista Rijane Barros, coordenadora de segurança alimentar e nutricional da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Outra dica é optar sempre por alimentos regionais. Introduzir na dieta da criança ingredientes como inhame, batata-doce e macaxeira é uma saída para os pais que querem diversificar a dieta sem ter que abrir mão de opções saudáveis.

A nutricionista Lais Thorpe, responsável pelo planejamento das refeições da Escola Vila Aprendiz, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, listou sugestões de receitas práticas e saudáveis para o dia a dia das crianças, além de serem atrativas para o paladar dos pequenos.

Confira:

Para o desjejum:

» Panqueca de banana

Você vai precisar de:

1 colher de sopa de farinha de aveia

2 bananas nanica

1 ovo

1 colher de sobremesa de cacau em pó

Geleia de fruta sem açúcar

MODO DE PREPARO

- Bata todos os ingredientes e depois asse na frigideira. Decore com 1 banana cortada e a geleia de fruta sem açúcar.

Para o almoço:

» Almôndegas de carne moída com verduras, espaguete e legumes cozidos.

Para o lanche:

» Espetinhos de fruta (de preferência, use as frutas cortadas em cubos. Se preferir, molde em formatos de flor ou estrela para deixar mais atrativo para a criança).

Para o jantar:

» Escondidinho de frango com purê de batata-doce.