Deficiência de hormônio tireoidiano compromete o funcionamento renal, aponta estudo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/03/2016 às 17:00
foto-235 FOTO:

(Imagem ilustrativa: NIH) Pacientes que tiveram a reposição hormonal suspensa durante um tratamento com radioiodo apresentaram prejuízo de 18% na taxa de filtração glomerular (Imagem ilustrativa: NIH)

Da Agência Fapesp de notícias

Um estudo publicado por cientistas brasileiros na revista Thyroid apresentou, pela primeira vez, evidências diretas de que a deficiência de hormônios tireoidianos prejudica o funcionamento renal. Ao suspender temporariamente a terapia de reposição hormonal de pacientes que tiveram a glândula retirada em decorrência de um câncer, os pesquisadores observaram prejuízo médio de 18% no ritmo de filtração glomerular – primeira etapa do processo de formação da urina nos rins.

A pesquisa foi realizada com apoio da FAPESP durante o doutorado de George Barberio Coura Filho, sob orientação do professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) Marcelo Sapienza, vinculado ao Instituto de Radiologia (InRad-USP).

“Evidências da literatura científica indicavam que alguns portadores de disfunção tireoidiana apresentavam disfunção renal associada. Mas eram poucos os trabalhos sobre o tema e eles avaliaram a função renal de maneira indireta”, comentou Coura Filho, que também é diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN).

O grupo então decidiu investigar se o ritmo de filtração glomerular – parâmetro comumente utilizado na avaliação da função renal – era ou não dependente dos níveis de hormônios tireoidianos.

O estudo foi feito com 28 pacientes submetidos a cirurgia para retirada da tireoide após o diagnóstico de câncer. Nenhum deles tinha histórico de disfunção renal e todos teriam de passar por um tratamento complementar com iodo-131, substância radioativa, para reduzir o risco de recidiva e de metástase. “Para aumentar a eficiência do tratamento com radioiodo, é preciso aumentar os níveis do hormônio estimulante da tireoide (TSH, na sigla em inglês), que é produzido pela hipófise e facilita a entrada do iodo nas células”, explicou Coura Filho.

Segundo o pesquisador, há duas maneiras de se alcançar esse objetivo: administrando ao paciente uma versão sintética do hormônio TSH ou suspendendo a terapia de reposição tireoidiana, o que faz com que a hipófise passe a produzir o hormônio estimulante da tireoide na tentativa de corrigir o déficit.

Antes de iniciar a radioiodo terapia, portanto, os 28 pacientes foram divididos em dois grupos. Metade recebeu TSH sintético e, os demais, tiveram a reposição hormonal suspensa, entrando em estado clínico de hipotireoidismo. Com auxílio de uma técnica de medicina nuclear, os pesquisadores avaliaram nos dois grupos a evolução do ritmo de filtração glomerular. Para isso, foi injetado nos pacientes um radiofármaco chamado Cr51-EDTA.

“O Cr51-EDTA é um marcador filtrado exclusivamente pelos glomérulos, sem que haja secreção ou absorção significativa nos túbulos renais (onde ocorre a segunda etapa de formação da urina). Portanto, quanto maior for o ritmo de filtração glomerular, mais rapidamente o marcador radioativo é excretado do organismo”, explicou Coura Filho. Duas e quatro horas após a injeção do isótopo, amostras de sangue dos voluntários de ambos os grupos foram colhidas e colocadas em um contador de radiação.

“As análises mostraram que, no grupo que teve a reposição hormonal suspensa, o ritmo de filtração glomerular caiu em média 18% em comparação ao nível inicial. Já no grupo que recebeu TSH sintético, observamos aumento de 4% na filtração, mas o número não foi estatisticamente significativo e podemos dizer que, nesse caso, a função renal ficou estável”, disse Coura Filho.

Confira a matéria completa no site da Agência Fapesp de notícias.