Marcha neste sábado alerta para conscientização da endometriose

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 18/03/2016 às 14:44
mulhercomdor FOTO:

De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres (Foto: Reprodução/Internet) A EndoMarcha, mobilização no País em referência à Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose, tem o objetivo de chamar a atenção das autoridades para a doença que atinge diversas mulheres em todo o mundo (Foto: Reprodução / Internet)

Acontecerá neste sábado (19) a 3ª edição brasileira da EndoMarcha, mobilização no País em referência à Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose, evento criado pelo médico americano Camram Nezhat com o objetivo de chamar a atenção das autoridades para a doenças que atinge diversas mulheres em todo o mundo. No Recife, o ato será no Parque da Jaqueira, Zona Norte do Recife, com concentração à partir das 9h.

A campanha ocorre simultaneamente em 60 países e em sete estados brasileiros, para promover a conscientização da doença. A blogueira pernambucana Taci Lira, do Maternidade Sonhada, é a convidada do evento para coordenar a ação no Recife, única cidade do Nordeste a integrar o grupo de sete estados brasileiros participantes da EndoMarcha.

A doença

A endometriose é uma doença que atinge mulheres em idade fértil, podendo levar à infertilidade se não for tratada precocemente. Entre os sintomas, cólicas menstruais fortes, dores abdominais, alterações intestinais, dores ao evacuar ou urinar, dor durante relações sexuais e ciclo menstrual irregular. Ao notar qualquer um desses sinais, a recomendação é procurar imediatamente um médico especialista.

Serviço

EndoMarcha no Recife

Data: 19 de Março

Horário: a partir das 9h

Local: Parque da Jaqueira, Jaqueira, Zona Norte do Recife

Inscrições gratuitas: www.aendometrioseeeu.blogspot.com.br

Informações: [email protected]