Não sabe onde encontrar uma feira orgânica? Aplicativo auxilia na busca

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 15/03/2016 às 13:41
organicos-235 FOTO:

Imagem de orgânicos (Foto: Free Images) Mapa de Feiras Orgânicas, lançado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, tem como objetivo facilitar o acesso da população a alimentos orgânicos, produzidos localmente e comprados direto do produtor (Foto: Free Images)

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou nesta terça-feira (15) o aplicativo Mapa de Feiras Orgânicas, que tem como objetivo facilitar o acesso da população a alimentos orgânicos, produzidos localmente e comprados direto do produtor. O projeto, em homenagem ao Dia do Consumidor, comemorado hoje, faz parte da campanha Brasil Saudável e Sustentável, uma parceria do Idec com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A ferramenta gratuita já está disponível para Android. Em breve, também estará disponível para IOS.

O aplicativo traz novidades em relação ao site Mapa de Feiras Orgânicas, lançado em 2012 com o apoio da Oxfam Internacional. "Além de localizar o ponto mais próximo com a ajuda da geolocalização, ele identifica onde o usuário está no momento e traça rotas para chegar ao local escolhido. Ou seja, ficou mais fácil procurar uma feira orgânica. Também é possível acessar receitas saudáveis e sustentáveis com alimentos regionais", explica Ana Paula Bortoletto, nutricionista do Idec.

print-aplicativo

O Idec pretende reforçar seu papel na promoção da alimentação saudável e na garantia do direito à informação. "Muitos consumidores teriam preferência pelos orgânicos se eles fossem mais baratos e se houvessem mais locais de comercialização próximos de suas residências", reforça Bortoletto.