Em cada cinco brasileiros, um já buscou medicamentos no Aqui Tem Farmácia Popular

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 14/03/2016 às 15:43
medicamento_destaque FOTO:

Imagem de diversos medicamentos (Foto: Free Images) A maioria dos pacientes do Aqui Tem Farmácia Popular acessa medicamentos de forma gratuita (Foto: Free Images)

Neste ano em que completa 10 anos, o Aqui Tem Farmácia Popular alcança a marca de 38 milhões de brasileiros beneficiados, o equivalente a cerca de 20% da população do País. A iniciativa, criada pelo Ministério da Saúde para ampliar o acesso a medicamentos no Brasil, já está presente em 80% dos municípios brasileiros, contando com 34.682 de farmácias conveniadas – cerca de 50% das existentes no País.

Leia também:

» Pacientes com asma contam agora com tratamento gratuito para a doença

» Automedicação em caso de gripe ou resfriado pode causar problemas à saúde

Ao todo, são disponibilizados 25 produtos, sendo que 14 deles gratuitamente; o restante com descontos que chegam a 90%. O governo federal já investiu R$ 10,4 bilhões para ampliação do Programa e na oferta dos medicamentos.

Em média, por mês, o Programa beneficia nove milhões de pessoas, principalmente aquelas com 60 anos ou mais, que representam quatro milhões do total. A maior parte dos pacientes atendidos (7,5 milhões) acessa medicamentos de forma gratuita e os mais dispensados são para tratamento de hipertensão, 6,4 milhões, e diabetes, 2,7 milhões.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde, Eduardo de Azeredo Costa, enfatiza que a iniciativa conta com resultados robustos e grande adesão da população. “O programa tem foco nos medicamentos de uso contínuo e a distribuição permite que o paciente não interrompa o tratamento. Essa possibilidade reflete diretamente na qualidade de vida e também na economia popular, já que medicamentos tem grande impacto nos orçamentos das famílias”, ressaltou o secretário.