Fique atento ao prazo de validade de maquiagem e outros cosméticos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 12/03/2016 às 16:00
maquiagem-235 FOTO:

Imagem de maquiagem (Foto: Free Images) Após o prazo de validade da maquiagem ou outro cosmético determinado pelo fabricante, podem ocorrer ausência de efeitos desejados e, principalmente, irritações na pele (Foto: Free Images)

Pode parecer irrelevante, mas nós, mulheres, precisamos levar em consideração aquele ícone de um pote aberto com um número dentro nas embalagens de cosméticos. Esse desenho, na verdade, indica o prazo de validade do produto em meses. Isso acontece porque a maioria das marcas de maquiagem calculam o tempo de eficácia da mercadoria a partir da data de abertura e início do uso.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) esclarece que o prazo de validade de cosméticos em geral é determinado diretamente pelo fabricante e analisa até que ponto as diversas características do produto estarão intactas, como estabilidade, fixação, cor e cheiro. Ou seja, o prazo de validade é especialmente importante no caso de cremes para o rosto e produtos como protetores solares, pois após a data determinada, podem ocorrer ausência de efeitos desejados e, principalmente, irritações. No caso de maquiagens, o prazo de validade aumenta o risco de irritações e possível contaminação dos produtos.

icone SBD maquiagem e cosmeticos

Caso perceba algum desconforto ao aplicar o produto na pele, deve-se lavar abundantemente com água corrente e um sabonete líquido suave. Em geral pode-se observar o aspecto da maquiagem antes de aplica-lá! Se o odor, a cor ou a textura estiverem alterados, não use, alerta a SBD.

ARMAZENAMENTO

Em alguns casos, se as maquiagens estiverem guardadas em condições desfavoráveis, como ambientes úmidos e quentes, e vencidas há bastante tempo, podem ocorrer infecções de pele. É necessário ter atenção porque em muitas maquiagens a data de validade está estampada na caixa e não na maquiagem em si. Logo que comprar ou ganhar um produto, é necessário reparar na data de validade antes de jogar fora a embalagem da mercadoria.

Dicas SBD maquiagem

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o lugar mais comum para armazenamento de maquiagens é o banheiro – e, acredite, esse é o pior lugar! O banheiro é um ambiente muito úmido, onde há acúmulo de vapor e variação de temperatura, o que sem dúvidas acelera a degradação das maquiagens.

O ideal é armazenar as maquiagens em um local seco e longe do calor. Uma boa opção é fazer uma prateleira de maquiagens no guarda roupas ou montar uma penteadeira no quarto. Também não é aconselhável carregar todas as maquiagens em uma necessaire dentro da bolsa. O ideal é carregar somente o essencial para o retoque e manter as maquiagens fresquinhas em casa.