Nos EUA, secretário de Saúde de Pernambuco participa de curso sobre primeira infância

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 11/03/2016 às 12:17
sonobebê_destaque FOTO:

Durante a passagem pelos Estados Unidos, Iran Costa também vai se reunir com representantes da OMS (Foto: Ashlley Melo/JC Imagem) Durante a passagem pelos Estados Unidos, Iran Costa também vai se reunir com representantes da OMS (Foto: Ashlley Melo/JC Imagem)

O secretário de Saúde de Pernambuco (SES/PE), Iran Costa, participa do Programa de Liderança Executiva no Desenvolvimento da Primeira Infância, que será realizado de 13 a 18 de março, na Universidade de Havard, nos Estados Unidos. A capacitação tem o objetivo de engajar formuladores de políticas públicas e representantes da sociedade civil em um diálogo a respeito da ciência do desenvolvimento da primeira infância e sobre a efetividade podem das ações nessa área.

Leia também: 

>> Em busca de bebês com microcefalia, Pernambuco faz visitas domiciliares a famílias

Nos Estados Unidos, Iran Costa também participa de reuniões com representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) para falar sobre os casos de microcefalia. Na ocasião, o secretário vai tratar sobre a ajuda financeira de instituições estrangeiras para ampliar as ações de combate ao Aedes aegypti, pesquisas na área e o tratamento às crianças com microcefalia.

A SES/PE foi convidada a participar do Programa de Liderança Executiva no Desenvolvimento da Primeira Infância pelas estratégias bem sucedidas no desenvolvimento da primeira infância, como o Programa Mãe Coruja, que acompanha mulheres durante a gravidez e crianças até 5 anos, com o objetivo de diminuir a mortalidade materno-infantil no Estado e proporcionar uma primeira infância saudável.

O Programa Mãe Coruja é reconhecido internacionalmente e já recebeu os prêmios das Nações Unidas e da Organização dos Estados Americanos (OEA).