Dia da Mulher: Secretaria de Saúde de PE oferece exames no Pátio do Carmo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 07/03/2016 às 12:09
aids FOTO:

Serão ofertados testes rápidos de HIV e sífilis (Foto: Helia Scheppa/Acervo JC Imagem) Serão ofertados testes rápidos de HIV e sífilis (Foto: Helia Scheppa/Acervo JC Imagem)

No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (8/3), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) oferece exames para o público feminino no Pátio do Carmo, no Centro do Recife, das 9h às 15h. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/PE) realizará 60 exames de papanicolau, importante para detectar precocemente o câncer de colo do útero.

Já o Programa Estadual de DST/Aids ofertará 100 testes rápidos de HIV e sífilis para as mulheres de todas as orientações sexuais e identidade de gênero. Também serão fornecidas camisinhas masculinas e femininas e material educativo para auxiliar na prevenção das infecções sexualmente transmissíveis.

“Ainda existe preconceito em relação ao uso do preservativo feminino, seja pela insegurança para colocá-lo, pelo machismo ou por desinformação. Queremos desmistificar isso para que a mulher possa escolher entre todas as possibilidades disponíveis para prevenção às infecções sexualmente transmissíveis”, diz a técnica do Programa de DST/Aids da SES, Bethânia Cunha.

Todos os testes serão oferecidos priorizando mulheres entre 16 e 56 anos que nunca fizeram ou realizaram qualquer um deles há mais de 1 ano.