Brasil tem o maior número de doadoras de leite humano do mundo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 05/03/2016 às 14:57
amamentação_destaque FOTO:

Imagem de mulher amamentando (Foto: Michele Souza / Acervo JC Imagem) Com o leite humano, o bebê fica protegido de infecções, diarreias e alergias (Foto: Michele Souza/Acervo JC Imagem)

Entre os 292 bancos de leite humano existentes no mundo, implantados em 21 países das Américas, Europa e África, 72,9% estão no Brasil (213). Essas unidades beneficiaram, entre 2008 e 2014, 88,5% (cerca de 11 milhões) de todas as mulheres assistidas no planeta e contaram com o apoio de 93,2% das doadoras de leite (1,1 milhão de brasileiras). As mulheres brasileiras foram responsáveis por 89,2% da coleta dos 1,1 milhão de litros de leite doados e beneficiaram 79,1% de todos os recém-nascidos atendidos nesses espaços. Isso torna o Brasil o país que registra o maior número de doadoras de leite humano do mundo.

Leia também:

>> Como eu aprendi a tirar, armazenar, congelar e usar o leite materno

>> Zika não é empecilho à amamentação

A Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH), aliás, rendeu ao Brasil recentemente reconhecimento especial da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da revista científica britânica The Lancet como referência mundial em aleitamento materno. O país tem posição de destaque em relação a nações de alta renda como Estados Unidos, Reino Unido, Portugal, Espanha e China, em função das políticas públicas adotadas há pelo menos 30 anos.

“Sabemos que o leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos e estamos conseguindo reduções fantásticas na mortalidade infantil. Em 2008, 41% das crianças brasileiras já eram amamentadas até os seis meses de vida, de forma exclusiva, e devido às nossas ações, campanhas, políticas e investimentos esse número só vem crescendo, o que é um motivo de comemoração e satisfação para todos nós”, comemora o ministro da Saúde, Marcelo Castro.