Confira 5 dicas para ter boa visão depois dos 60 anos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/02/2016 às 9:00
dia-do-idoso-235 FOTO:

Imagem de idosa sorrindo (Foto: Free Images) Tomar alguns cuidados simples durante a terceira idade pode ajudar a preservar uma boa visão depois dos 60 anos (Foto: Free Images)

Com o aumento da expectativa de vida, muito se preocupam em envelhecer da maneira mais importante: com saúde. Seguir uma rotina equilibrada, optar por alimentos saudáveis e procurar praticar atividades físicas com frequência são algumas das maneiras de não descuidar da saúde, inclusive a dos olhos. Na terceira idade, por exemplo, mulheres têm mais chances de desenvolver doenças oculares, como glaucoma e catarata. Por isso, o oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, listou cinco dicas para conservar uma boa visão depois dos 60 anos. Confira:

Leia também:

» Aplicativos auxiliam rotina de pacientes que convivem com problemas de visão

» Amigos da visão: confira alimentos que ajudam a manter a saúde dos olhos

» Nove coisas que devemos saber sobre a visão e a saúde dos olhos

1. Prefira alimentos bem coloridos.

“Toda refeição saudável deve incluir frutas, legumes e verduras frescas. A ideia é aumentar a ingestão de vitaminas, minerais, proteínas saudáveis, ômega-3 e luteína, já que os alimentos antioxidantes oferecem grandes benefícios à saúde ocular, retardando doenças como catarata, degeneração macular e olho seco. Frutas de várias cores e verduras de tonalidade verde-escuro contêm antioxidantes que protegem os olhos, reduzindo os danos provocados pelos radicais livres. Ovos, milho verde, mamão, laranja e kiwi também contêm luteína, substância fundamental no combate à degeneração macular relacionada à idade. Cenoura e abóbora também são ricas em vitamina A e contêm muita vitamina C – o que é excelente para a visão”, pontua o especialista.

2. Evite quedas.

“Depois dos 60 anos, quase metade de todos os incidentes envolvendo os olhos ocorre em casa, durante atividades domésticas, prática de hobbies e pequenos consertos. Uma boa iniciativa é usar óculos de proteção. Mas também é importante que a pessoa avalie e corrija tudo o que apresenta risco de queda, como tapetes que deslizam facilmente, pisos muito encerados, falta de iluminação entre o quarto e o banheiro, degraus muito íngremes e falta de corrimão nas escadas. Em casos mais graves, uma queda pode levar ao descolamento da retina e à perda de visão do olho afetado”, alerta Neves.

3. Mantenha a saúde em dia.

“Doenças como pressão alta e diabetes costumam afetar bastante a saúde ocular. Sendo assim, não só a pessoa deve procurar um médico com urgência caso comece a enxergar tudo fora de foco e meio borrado, como deve fazer um acompanhamento oftalmológico regular caso já esteja em tratamento. O oftalmologista inclusive deve estar a par de todos os medicamentos de uso contínuo, já que determinadas substâncias presentes em medicamentos e suplementos nutricionais podem impactar a visão”, explica.

4. Combata o sedentarismo.

“Há quem acredite que lugar de idoso seja em casa. Mas isso não é verdade para a maioria das pessoas que já passou dos 60 anos e tem saúde e disposição para viver mais 20 ou 30 anos pela frente. A prática de exercícios físicos já se provou benéfica em todos os sentidos e deve ser incentivada. Afinal, também os olhos se beneficiam quando a pessoa melhora a oxigenação e a circulação sanguínea. Além disso, a atividade física contribui para manter o peso sob controle, evitando doenças que têm grande impacto sobre a saúde ocular, como o diabetes. O único cuidado que se deve tomar durante caminhadas e práticas esportivas é, novamente, usar óculos de sol ou de proteção”, pontua o especialista.

5. Durma bem.

“Muitos idosos se queixam de dormir mal. Existem alguns, inclusive, que sofrem de insônia à noite, mas dormem no sofá durante o dia. Seja como for, é importante garantir entre sete e oito horas de sono todos os dias. Quando estamos de olhos fechados, dormindo, os olhos são continuamente lubrificados e ficam livres de agressões, como poluição, poeira, fumaça de cigarro e outros tantos agentes que irritam a vista. Se mesmo dormindo bem a pessoa sentir como se houvesse grãos de areia incomodando os olhos, é hora de procurar um oftalmologista e checar se não está sofrendo da Síndrome do Olho Seco, muito comum na terceira idade – principalmente em pacientes do sexo feminino”, finaliza o médico.