Pesquisadores recrutam voluntários para estudo sobre exercícios em pacientes com hipertensão

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 24/02/2016 às 17:38
Aferição de pressão arterial está entre os serviços que serão oferecidos no Parque 13 de Maio (Foto: Divulgação)
Aferição de pressão arterial está entre os serviços que serão oferecidos no Parque 13 de Maio (Foto: Divulgação) FOTO: Aferição de pressão arterial está entre os serviços que serão oferecidos no Parque 13 de Maio (Foto: Divulgação)

Imagem de especialista aferindo a pressão arterial de uma pessoa (Foto: Reprodução) Projeto analisa benefícios de um exercício isométrico com equipamento de força de preensão manual no risco cardiovascular de pessoas que convivem com hipertensão (Foto: Reprodução)

Pesquisadores de doutorado da Escola Superior de Educação Física (Esef), da Universidade de Pernambuco (UPE), em parceria com o Procape (Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco Prof. Luiz Tavares) estão recrutando voluntários para concluir uma pesquisa que analisa os efeitos de determinadas atividades em pacientes com hipertensão. Para participar, o voluntário deve ter apenas hipertensão (sem doenças associadas), fazer uso de medicamentos anti-hipertensivos e não praticar exercício físico.

Com orientação do professor Raphael Mendes Ritti Dias, o projeto desenvolvido pelos profissionais de educação física Breno Farah e Sérgio Cahú analisa os benefícios de um exercício isométrico - aquele que envolve ações musculares em que o comprimento do músculo não varia e não há movimento visível nas articulações - com um equipamento de força de preensão manual no risco cardiovascular de pessoas que convivem com hipertensão. O aparelho, chamado Handgrip, simula a força para fechar a mão.

Segundo os pesquisadores, o tempo para executar a atividade é de, aproximadamente, 30 minutos semanais, divididos em três sessões de cerca de 12 minutos. "O foco do estudo é diminuir a pressão arterial do paciente. Por isso que o tempo de execução da atividade é menor que um exercício aeróbio. Muitos pacientes nos procuram para emagrecer, mas esse não é o objetivo", diz Breno. Dados preliminares da pesquisa, que já foi realizada com mais de 30 pacientes, demonstram uma redução média de 10 mmHg na pressão arterial, o equivalente para reduzir em torno de 15% a chance das pessoas terem AVC e 10% para doenças cardíacas.

"Quando o voluntário entra em contato, agendamos uma avaliação para saber se ele se enquadra nos critérios da pesquisa. Depois da triagem, avaliamos componentes da saúde cardiovascular do paciente e, a partir de então, seguimos com 12 semanas de intervenção. Quando o programa termina, avaliamos novamente as condições do paciente. Além do sistema cardiovascular, checamos qualidade de vida de todos que participam para saber se elas se sentem melhor com o tempo", explica o profissional de educação física.

Os interessados devem entrar em contato com a UPE, através dos telefones (81) 3183.3379 e (81) 99709.0012.