Você sabia que existe clareamento vaginal e anal? Conheça tudo sobre a nova técnica

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 23/02/2016 às 10:03
RS030508129 FOTO:

Imagem de mulher com lingerie (Foto: Renato Spencer / Acervo JC Imagem) Nova técnica é procurada principalmente por mulheres que se queixam do escurecimento das áreas íntimas, como virilha, grandes lábios e região perianal (Foto: Renato Spencer / Acervo JC Imagem)

Depilação com cera, tratamento a laser ou a velha e prática lâmina de barbear. Essas são as técnicas mais comuns para a retirada dos pelos pubianos. Mas, quando se trata das regiões íntimas, seja por vaidade ou higiene, as mulheres estão cada vez mais preocupadas com a aparência. Por isso mesmo, um procedimento relativamente novo na dermatologia vem chamando a atenção dos especialistas: o clareamento vaginal e perianal.

Leia também:

» Tire as cinco principais dúvidas sobre higiene íntima

» Conheça oito mitos e verdades sobre protetor diário de calcinha

» Mitos e verdades sobre depilação dos pelos pubianos em homens e mulheres

Quem mais procura os consultórios atrás da nova técnica, segundo os médicos, são mulheres que se queixam do escurecimento das áreas íntimas, principalmente virilha, grandes lábios e região perianal. "Normalmente usamos laser redutor de pigmentos, associado a peelings leves ou não. Também usamos lasers fracionados ablativos e não ablativos com baixa fluência. Mas é importante a manutenção do procedimento com clareadores leves. Em pacientes com pele mais escura, também temos mais prudência com as fluências usadas", explica o dermatologista Emmanuel França, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Em clínicas especializadas, cada sessão custa entre R$ 500 e R$ 1.000.

O número de sessões varia de acordo com a área e características de cada paciente. O resultado, se tudo correr bem, promete ser duradouro. "Vale lembrar que as dobras são regiões normalmente mais escuras, principalmente na vida adulta. Isso se deve, na maioria das vezes, à influência hormonal ou a fatores hereditários. Há também o fator sobrepeso, já que, à medida que acumulamos tecido gorduroso, estocamos hormônios masculinos. No corpo da mulher, isso pode causar o escurecimento de dobras", detalha a dermatologista Cláudia Magalhães, que assina a coluna Questão de Pele no Portal NE10.

A recepcionista Maria Andrade*, 30 anos, decidiu fazer clareamento na região da virilha após emagrecer 40 quilos. "Eu já fui obesa e fiquei com minha virilha muito escura. Isso me incomodava bastante. Já estou na minha segunda sessão e o resultado está ficando perfeito. Estou muito satisfeita", diz a paciente.

Após realizado o procedimento, as recomendações geralmente são simples e praticamente não há restrição no pós-procedimento. Na maioria das vezes, os médicos prescrevem hidratantes para aplicar na área onde o clareamento foi realizado. Se todas as orientações forem seguidas, a técnica melhora não apenas a estética do local. "O procedimento melhora não apenas a estética do local como o aspecto funcional. Afinal de contas, as pessoas estão vivendo mais e têm que ter uma qualidade de vida melhor também na questão sexual", opina a dermatologista.

Vale lembrar que intervenções que parecem simples podem causar danos permanentes se forem realizadas por pessoas não capacitadas. Às vezes, profissionais de outras áreas estéticas são confundidos com dermatologistas. Por isso, é importante procurar um especialista reconhecido e qualificado para evitar ao máximo possíveis efeitos colaterais e demais problemas. "Se o paciente tiver uma boa indicação e forem usados parâmetros adequados, o procedimento é seguro", ressalta França.

* Nome fictício para preservar a identidade da entrevistada