Encontro nesta quarta-feira tira dúvidas sobre Enfermagem Forense

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 23/02/2016 às 11:58
enfermeira-235 FOTO:

Imagem de enfermeira (Foto: Photl.com) Entre as atribuições de profissionais especializados em Enfermagem forense, recolhimento de provas, assistência a pacientes com traumas, e depoimentos no tribunal médico (Foto: Photl.com)

O Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE) | Faculdade Redentor abriu vagas para a primeira turma de pós-graduação em Enfermagem forense, especialização que visa capacitar profissionais da área a prestar assistência especializada a pacientes, vítimas e agressores assim como lidar com os traumas físicos, psicológicos e sociais de cada caso. Para aprofundar o tema, a instituição recebe na próxima edição do Café com Especialistas, nesta quarta-feira (24), a partir das 19h, a Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Forense (ABEForense), Zenaide Cavalcanti.

No encontro, a presidente da ABEForense, que também integra o corpo docente do curso na capital pernambucana, apresentará a área e deve tirar as dúvidas dos interessados sobre a especialização. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site da instituição. Para participar, a organização solicita que os interessados levem 1 quilo de alimento não perecível. As doações serão destinadas a comunidades carentes no entorno do IDE.

Sobre a especialização

Dentre as áreas de atuação do profissional forense, estão: maus tratos, abuso sexual, trauma e outras formas de violência, investigação da morte, enfermagem psiquiátrica forense, preservação de vestígios, testemunho pericial, consultoria, desastres de massa, enfermagem forense carcerária. Enfermeiros capacitados estão a par dos sistemas legais, recolhem provas, prestam depoimento no tribunal médico e podem providenciar consultas às autoridades legais. Na prática, são uma espécie de ponte entre o direito e as ciências da saúde.

A especialização começa no dia 5 de março e têm duração de 23 meses. A carga horária é de 452 horas.

Serviço

Café com Especialistas - Enfermagem forense

Data: 24 de fevereiro, quarta-feira

Horário: a partir das 19h

Participação da Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Forense (ABEForense), Zenaide Cavalcanti

Local: sede do IDE Cursos | Rua Manoel de Brito, 311 – Pina

Informações: (81) 3465.0002