Projeto da FAV atenderá pacientes com baixa visão e cegueira até esta quinta-feira

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/02/2016 às 14:17
olho-235 FOTO:

Imagem de olho (Foto: Free Images) Ação em parceria com Instituto Lions oferecerá reabilitação oftalmológica, cirurgia e auxílios ópticos ou não ópticos, como lupas e bengalas (Foto: Free Images)

A Fundação Altino Ventura (FAV) segue com o projeto SightFirst, iniciativa que pretende identificar e buscar tratamento para pacientes que sofrem de baixa visão ou cegueira, até a próxima quinta-feira (25) em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Com o tema 'Caminhando com autonomia, independência e desenvolvimento', a ação oferecerá reabilitação oftalmológica, cirurgia e auxílios ópticos ou não ópticos, como lupas e bengalas. O programa, realizado junto ao Instituto Lions, levará a 12 cidades pernambucanas as iniciativas de combate à cegueira de acordo com o projeto Viver sem Limites, do Ministério da Saúde. A meta é diagnosticar 500 pessoas com deficiência visual por ano.

O atendimento na unidade em Jaboatão contará com a participação de 15 oftalmologistas. As pessoas serão submetidas a exames de acuidade visual, autorrefração e tonômetro de sopro. A previsão é que, por dia, sejam triados 300 pacientes. Os que forem diagnosticados com baixa visual significativa nos dois olhos serão orientados a retornar na quinta-feira para nova consulta com oftalmologistas especializados. Após consulta, serão encaminhados para cirurgia, na própria FAV, ou ao Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), para receber a doação do auxílio óptico e orientação devida quanto ao uso do aparelho.

Além de representantes do Lions no Brasil, o projeto contará com a presença do coordenador técnico dos projetos do Lions Club, Fernando Peña, que virá de Bogotá- Colômbia especialmente para acompanhar a ação. Já receberam a caravana do SightFirst as cidades do Recife, Agrestina, Garanhuns e Escada. A próxima cidade a receber o projeto, em março, será Belo Jardim, no Agreste do Estado. "Este projeto favorece a inclusão social, familiar e escolar da pessoa com deficiência visual. Esta é uma ótima oportunidade de melhoria da visão e da qualidade de vida dos pacientes com dificuldade de acesso ao serviço especializado e tratamento personalizado", ressalta a médica Liana Ventura, presidente da FAV.

O SightFirst também beneficiará a população das seguintes cidades: Caruaru, Palmares, Carpina, Olinda, Camaragibe e Barreiros. O programa terá duração de três anos.

Serviço

Projeto SightFirst - 'Caminhando com autonomia, independência e desenvolvimento'

Local: Fundação Altino Ventura (FAV) | Av. Bernardo Vieira de Melo, 1650, Piedade – Jaboatão/PE

Data: até 25 de fevereiro (quinta-feira)