Mais de 23 milhões de imóveis brasileiros foram vistoriados para o combate ao Aedes

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 12/02/2016 às 12:57
mosquito_mutirão_destaque FOTO:

Agentes e militares já identificaram 844,8 mil imóveis com focos do mosquito (Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem) Agentes e militares já identificaram 844,8 mil imóveis com focos do mosquito (Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem)

O número de imóveis vistoriados pelos agentes de saúde e militares das Forças Armadas, na mobilização nacional de combate ao Aedes aegypti, já representa 35,6% dos 67 milhões estimados em todo o Brasil. Ao todo, 23,8 milhões de imóveis foram percorridos pelas equipes até a quinta-feira (11), em busca de criadouros e para orientar a população sobre medidas de prevenção ao mosquito.

Leia também:

» Unicamp fará testes rápidos para detecção de zika a partir da próxima semana

» Campanha da Fraternidade alerta para saneamento básico, fundamental no combate ao Aedes

O número inclui domicílios e prédios públicos, comerciais e industriais, conforme balanço da Sala Nacional de Coordenação e Controle (SNCC) de Enfrentamento à Microcefalia. No levantamento anterior, 20,7 milhões de imóveis tinham recebido as equipes de combate. Ao todo, 4.251 municípios dos 5.570 definidos para serem vistoriados já contabilizaram a presença de agentes e militares. Todos os estados e o Distrito Federal registraram as ações das equipes no Sistema Informatizado de Monitoramento da Presidência da República (SIM-PR).

Entre os estados, a Paraíba e o Piauí permanecem entre os que registraram maior percentual de imóveis percorridos: 79,1% e 77,8, respectivamente. Na sequência, aparece Minas Gerais, com 67,7% de cobertura, sendo a maior unidade federativa em números absolutos: 4,8 milhões de estabelecimentos. O estado de São Paulo é o segundo em visitas, com 4,3 milhões (26,3%). Já o Rio de Janeiro segue como terceiro, totalizando 3,2 milhões (48,6% do total).

Os agentes e militares identificaram, até agora, 844,8 mil imóveis com focos do mosquito. Isso significa 3,6% do total de visitados. A meta é reduzir esse índice de infestação para menos de 1% de imóveis com foco. Entre fechados e com recusa de acesso, a Sala Nacional contabilizou 5,6 milhões de imóveis fechados.