Cerca de 15 mil novos casos de câncer no Brasil deverão ser atribuídos ao sobrepeso

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 10/02/2016 às 14:00
balança FOTO:

Segundo Pesquisa Nacional de Saúde, 82 milhões de brasileiros com mais de 18 anos estão acima do peso adequado (Foto: Free Images) Segundo Pesquisa Nacional de Saúde, 82 milhões de brasileiros com mais de 18 anos estão acima do peso adequado (Foto: Free Images)

Alimentação saudável e prática de atividades físicas são o binômio-chave para a prevenção de vários tipos de câncer. Esse é o principal recado do Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca) para a campanha Nós podemos. Eu posso, lançada na quinta (4) para marcar o Dia Mundial do Câncer. O objetivo é estimular a população a adotar, individualmente ou em grupo, hábitos de vida saudáveis. Pelas estimativas do Inca, cerca de 15 mil novos casos de câncer no Brasil, em 2016, deverão ser atribuídos ao excesso de peso e à obesidade.

De acordo com o Inca, os três tipos de câncer responsáveis pela maior parte dos novos casos da doença em 2016 (excluindo o de pele não melanoma) são fortemente relacionados ao excesso de peso e à obesidade: próstata, mama e cólon e reto.

Leia também:

» Campanha no Dia Mundial do Câncer ressalta importância de todos na luta contra a doença

» Pedômetro ajuda profissional de saúde a acompanhar pacientes com obesidade

» Obesidade: Conheça quatro passos simples e valiosos para prevenir a doença

Mudanças no padrão de alimentação tradicional do brasileiro e o sedentarismo, entre outros fatores, criaram condições para a deflagração de uma verdadeira epidemia de obesidade no País, seguindo tendência verificada em países desenvolvidos.

Confira quatro mensagens importantes da campanha do Inca

1 - Todos podem tomar medidas para reduzir o risco de câncer ao escolher opções saudáveis, como não fumar, praticar atividades físicas, consumir alimentos e bebidas saudáveis e reduzir a exposição à radiação ultravioleta do sol.

2 - Estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer. Por isso, é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e manter-se ativo. Cerca de um terço de todos os casos de câncer podem ser evitados com alimentação saudável, manutenção de peso corporal adequado e atividades físicas.

3 - A alimentação deve ser variada, equilibrada, saborosa, respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores. Comer esses alimentos diariamente pode evitar o desenvolvimento de câncer.

4 - Caso não seja possível não se expor ao sol, use chapéu, guarda-sol, óculos escuros, camisa de mangas longas e filtro solar durante qualquer atividade ao ar livre. Procure áreas de sombra, que podem ser desde árvores até edificações, como marquises. Áreas de sombra reduzem em até 50% a intensidade das radiações UV.