Campanha da Fraternidade alerta para saneamento básico, fundamental no combate ao Aedes

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 10/02/2016 às 14:32
dengue_destaque FOTO:

(Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem) Saneamento básico também é fundamental para evitar expansão de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, chicungunha e zika (Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem)

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 foi aberta, nesta Quarta-feira de Cinzas (10),  pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), na sede da Conferência, em Brasília. A mensagem deste ano alerta sobre o direito ao saneamento básico e debate ações capazes de garantir a integridade e o futuro do meio ambiente. Com o tema Casa comum, nossa responsabilidade e o lema Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca, a campanha também vai tratar do desenvolvimento, da saúde integral e da qualidade de vida aos cidadãos.

O arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, dom Sergio da Rocha, ressaltou a atualidade e a urgência do tema focado no saneamento básico. Ao denunciar a exposição da população ao mosquito Aedes aegypti, vetor dos vírus da dengue, chicungunha e zika, dom Sergio afirmou que a “falta de saneamento básico destrói a casa comum e a vida da família que habita essa casa”.

“Há muita coisa a ser feita por cada pessoa espontaneamente. Embora seja sempre muito importante o que cada um pode fazer pessoalmente, nós necessitamos muito da vivência comunitária da campanha, de iniciativas e de ações comunitárias. Então, cada comunidade é convidada a refletir sobre o que fazer em sua realidade local, quais ações comunitárias realizar motivadas por essa campanha”, disse dom Sergio.

Dados divulgados pelo Conic mostram que, mesmo estando entre as maiores economias do mundo, o Brasil tem mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico. Cerca de 34 milhões de brasileiros não têm acesso à água encanada, segundo o Instituto Trata Brasil, com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (2012). Há 103 milhões de pessoas sem serviço de coleta de esgotos.

“Não podemos fechar os olhos diante dos problemas socioambientais tão gritantes e que afetam diretamente milhares de pessoas no nosso Estado e País. Precisamos encontrar soluções e juntos, igrejas, poder público e sociedade civil trabalharmos para que as mudanças possam de fato ocorrer”, destaca o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Ao lado do Aterro de Aguazinha, na Associação dos Recicladores, localizada às margens da 2ª Perimetral, em Olinda, no Grande Recife, a Campanha da Fraternidade será lançada, nesta quarta-feira (10), com missa às 16h presidida por dom Fernando Saburido.