Fique atento às doenças mais comuns no Carnaval e saiba como se prevenir

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 05/02/2016 às 9:00
EM010314025 FOTO:

Foto de Olinda no Carnaval (Foto: Edmar Melo / Acervo JC Imagem) Alguns hábitos simples com a saúde nos dias de festa podem evitar transtornos e garantem um Carnaval seguro (Foto: Edmar Melo / Acervo JC Imagem)

Nem só de festa vive o Carnaval. O folião que vai brincar nestes dias deve tomar alguns cuidados essenciais com a saúde para evitar transtornos. São alguns hábitos simples que podem evitar algumas doenças comuns na época ou incidentes, principalmente para aqueles que vão aproveitar a folia de Momo na rua.

Ao longo da semana, O Casa Saudável trouxe diversas informações sobre o assunto, tudo para deixar o folião atento e preparado para encarar a festa com toda a segurança. Confira:

OLHOS - Os especialistas alertam que além das irritações causadas pelo uso da maquiagem misturada ao suor (glitter, purpurina, cílios postiços e espuma de carnaval também estão incluídos na lista), a época é bastante propícia para disseminação de algumas doenças, como a conjuntivite.

OUVIDOS - De acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial durante o Carnaval a intensidade de som pode chegar a 120 decibéis. No entanto, nosso ouvido suporta apenas uma intensidade de 85 decibéis por cerca de oito horas. Por isso, o ideal é tomar cuidado com ruídos muito fortes para não acabar com alguma lesão auditiva no fim da festa.

VOZ - Os foliões devem evitar os excessos. Os problemas vocais são multifatoriais e podem estar relacionados à qualidade do sono, hidratação, alimentação adequada, uso correto da voz e predisposição a infecção das vias aéreas. Os músicos devem procurar o acompanhamento de um fonoaudiólogo.

BOCA - É preciso ficar atento a uma doença que atende pelo nome de mononucleose infecciosa. Também conhecida como “doença do beijo”, é causada por um vírus que pode ser contraído por meio da saliva. O alvo principal são jovens entre 15 e 25 anos. O folião também deve prestar atenção na herpes labial, uma infecção viral e contagiosa nos lábios, na boca ou nas gengivas causada pelo vírus da herpes simples.

PELE - A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) listou várias recomendações que o folião deve ter durante os dias de festa. Os cuidados vão desde uso do filtro solar até a escolha das roupas e fantasias para curtir a folia. A falta de atenção pode causar insolação, queimadura e diversas dermatites, além de aumentar as chances de desenvolver câncer de pele no futuro.

BARRIGA -  É muito comum nessa época do ano desidratação e intoxicação alimentar. Por isso, a dica dos especialistas é se manter bastante hidratado, bebendo bastante líquido (água, sucos naturais, água de coco), e preferir se alimentar em casa para evitar infecção.

ÓRGÃOS SEXUAIS - Seja em ocasiões especiais ou no dia a dia, com parceiros fixos ou não, é essencial tomar alguns cuidados com a saúde sexual para o prazer não terminar em dor de cabeça. E no Carnaval não poderia ser diferente. Sexo só com camisinha.

MEMBROS INFERIORES - O preparo físico antes da folia é essencial para evitar lesões musculares e câimbras. Antes de sair de casa, faça um alongamento. E prefira sempre calçados confortáveis para aproveitar a festa.

doencas-do-carnaval