Pernambuco registra média de 160 casos de Aids em jovens por ano

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/02/2016 às 14:46
Serão ofertados testes rápidos de HIV e sífilis (Foto: Helia Scheppa/Acervo JC Imagem)
Serão ofertados testes rápidos de HIV e sífilis (Foto: Helia Scheppa/Acervo JC Imagem) FOTO: Serão ofertados testes rápidos de HIV e sífilis (Foto: Helia Scheppa/Acervo JC Imagem)

Imagem ilustrativa de testagem de Aids (Foto: Helia Scheppa / Acervo JC Imagem) Entre 2010 e 2014, Estado registrou 799 casos de Aids em jovens entre 13 e 24 anos. Número representa média de 160 pessoas infectadas por ano (Foto: Helia Scheppa / Acervo JC Imagem)

Entre 2010 e 20014, Pernambuco confirmou 799 casos de Aids em jovens entre 13 e 24 anos. O número representa uma média de cerca de 160 pessoas infectadas por ano e 11,29% dos registros totais da doença no período. Quando somados aos casos computados nas faixas etárias de 13 a mais de 60 anos. Segundo o Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) da Secretaria Estadual de Saúde (SES), os dados se mantêm com poucas alterações nos últimos anos, mostrando uma estabilização da epidemia nesse público.

Leia também:

» amfAR anuncia investimentos de US$ 100 milhões para a cura da Aids

» Soja é usada como biofábrica de proteína contra aids, diz pesquisa

» Aumento de casos de sífilis em Pernambuco reflete falta de conscientização sexual

Em janeiro deste ano, o Programa distribuiu 6,5 milhões de camisinhas masculinas, 180 mil sachês de gel lubrificante e 30 mil preservativos femininos para que todos possam brincar o carnaval com segurança. "Precisamos reforçar o alerta para o risco do sexo desprotegido neste período de Carnaval, lembrando aos jovens que o uso da camisinha é essencial para evitar a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, como HPV, sífilis e hepatites, além da gravidez indesejada. Os preservativos gratuitos são encontrados em diversos serviços de saúde municipais e disponibilizados para todos", afirma o gerente Programa Estadual de IST/Aids da SES, François Figueiroa. O gerente ainda lembra que objetos cortantes ou perfurantes não devem ser compartilhados, para evitar contato com sangue de outra pessoa.

De acordo com a Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), divulgada em 2015, a maioria dos brasileiros (94%) sabe que o preservativo é essencial para se proteger contra a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. Contudo, na pesquisa, 45% confirmaram ter feito sexo desprotegido.

Dados

De 1983 a 2014 foram computados 21.990 casos de Aids em Pernambuco, sendo 14.249 em homens e 7.741 em mulheres. Os dados preliminares de 2015 apontam 561 casos novos no sexo masculino e 313 no feminino, totalizando 874.

O tratamento da Aids, segundo o gerente do Programa, é eficaz, possibilitando qualidade de vida do paciente. Com a evolução dos remédios, os efeitos colateiras também diminuíram. "Em caso de comportamento de risco, é importante que seja feito o teste rápido de HIV. Os exames estão disponíveis na rede municipal de saúde, são seguros e informam o resultado com cerca de 30 minutos. Em casos positivos, o paciente é encaminhado para um serviço de referência para iniciar o tratamento. Contudo, o mais indicado ainda é evitar a infecção com o uso do preservativo", reforça Figueiroa.