Livro esclarece principais dúvidas dos pais sobre a saúde infantojuvenil

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/02/2016 às 18:00
crianca-235 FOTO:

Imagem de criança (Foto: Photl.com) Obra escrita por jornalistas responde de forma didática as perguntas mais frequentes que assombram mães e pais de primeira viagem sobre a saúde dos filhos (Foto: Photl.com)

Da Agência Fapesp de notícias

Como se alimentar durante a gestação e preparar o corpo para amamentar? Quais perguntas fazer ao pediatra na primeira consulta? Que cuidados oferecer a uma criança com febre, diarreia ou que sofreu queimadura? Como lidar com problemas como intolerância à lactose, refluxo, obesidade? Respostas didáticas, isentas e cientificamente embasadas para essas e outras perguntas que costumam assombrar mães e pais de primeira viagem podem ser encontradas no livro “ABC da Saúde Infantojuvenil”, lançado recentemente pela Editora Manole.

Leia também:

» Saiba quais são os nutrientes que não podem faltar na alimentação das crianças

» Especialistas dão dicas de como montar o cardápio na dose certa para as crianças

» Comer bem é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças

A obra foi escrita pelas jornalistas Samia Prates Darwich Moura e Juliana Lanzuolo, com base em entrevistas feitas com especialistas do Instituto da Criança (ICr), órgão vinculado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). O trabalho de seleção dos temas, escolha dos especialistas a serem consultados e de edição dos textos foi coordenado pela pediatra Magda Carneiro Sampaio, presidente do Conselho Diretor do ICr.

Imagem do livro ABC da Saúde infantojuvenil (Foto: Reprodução) Escrita por jornalistas com base em informações fornecidas pela equipe multidisciplinar do Instituto da Criança, obra busca responder dúvidas comuns entre pais e mães (Foto: Reprodução)

“Trata-se de um livro de educação para a saúde fundamentalmente dirigido para mães e pais. Foi uma forma que nós do ICr encontramos de estender nossa atenção – normalmente voltada a pacientes com condições graves, complexas e raras – às crianças saudáveis ou com doenças autolimitadas”, explicou Magda.

Segundo a pediatra, este é apenas o primeiro volume de uma série de livros dedicada a fornecer informações sobre os cuidados essenciais nas duas primeiras décadas de vida. Entre os temas abordados estão efeitos do álcool durante a gestação, parto prematuro, desfralde, vacinação, angústia de separação, teste do pezinho, cuidados com a saúde bucal do bebê, cirurgia de fimose, o início da puberdade e como decorar o quarto da criança alérgica.

Mais de 40 colaboradores participaram do projeto. Além de pediatras, foram entrevistados especialistas em ortopedia, imunologia, oncologia, neurofisiologia, neurologia, pneumologia, radiologia, psiquiatria, odontologia, entre outras. “O segundo livro já está em preparação. Pretendemos lançar novos volumes a cada dois anos. Os temas são praticamente infinitos”, disse Magda.

Confira a matéria completa no site da Agência Fapesp de notícias.