Campanha no Dia Mundial do Câncer ressalta importância de todos na luta contra a doença

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/02/2016 às 20:00
Exercício físico FOTO:

Imagem de homem correndo (Foto: Free Images) Hábitos saudáveis está entre uma das dicas para levar uma vida equilibrada, atuando na prevenção da doença (Foto: Free Images)

"Nós podemos. Eu posso." É com esse tema que entidades ao redor do mundo promovem a campanha 2016 para o Dia Mundial do Câncer, celebrado nesta quinta-feira, 4 de fevereiro. Criado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC), o slogan pretende conscientizar a sociedade que todos têm um papel importante na redução da carga global da doença. A data reforça que a adoção de hábitos de vida saudáveis, a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento são fundamentais.

A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) para o País em 2016 é de cerca de 600 mil novos casos. Já segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de casos de câncer deve aumentar dos 14,1 milhões diagnosticados em 2012 para 22 milhões em 2030. As mortes, que chegam a 8,2 milhões por ano, devem subir para 13 milhões.

info-Dia-Mundial-Cancer-600"Buscar uma solução para reduzir esses números significa investir em um forte planejamento, reunir esforços de todas as esferas de governo para a avaliação e o controle da doença. Para esse planejamento, é necessário pensar o câncer em sua integralidade e como uma patologia muito específica, já que corresponde a um conjunto de mais de 100 doenças distintas. Não é possível imaginar, por exemplo, que uma leucemia possa ser enfrentada da mesma forma que um tumor de próstata", pontua observa Alfredo Scaff, médico epidemiologista e consultor da Fundação do Câncer.

Ainda de acordo com Scaff, o câncer exige uma linha de cuidado integral, muito além do oportuno diagnóstico e tratamento. O médico reforça que na política de saúde, deve ser levado em conta o estímulo à educação do paciente, para que ele desenvolva o autocuidado, e serem feitas ações de promoção de saúde e prevenção: “Isso permitiria, por exemplo, que os pais não desconhecessem a necessidade de vacinar suas filhas contra o HPV”, complementa.

DiaMundialCancer Fundação do Câncer e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) são algumas das entidades engajadas na Campanha 2016