Real Hospital Português e Ihene lançam campanha de doação de sangue no Carnaval

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 02/02/2016 às 15:03
doacao-sangue-600 FOTO:

Imagem de homem doando sangue (Foto: Hélia Scheppa / Acervo JC Imagem) Campanha quer incentivar doações durante o Carnaval, já que nesse período os bancos de sangue ficam em alerta com queda de doadores e possível aumento na demanda (Foto: Hélia Scheppa / Acervo JC Imagem)

Com a proximidade do Carnaval, O Real Hospital Português (RHP) e o Instituto de Hematologia do Nordeste (Ihene) lançaram a campanha 'Nosso Frevo está no sangue. Faça a sua doação'. O objetivo da iniciativa, que segue até o dia 15 de fevereiro, é incentivar as doações para a data, já que nesse período os bancos de sangue ficam em alerta com a queda de doadores e o possível aumento na demanda.

Segundo o RHP, os bancos de sangue pernambucanos têm uma baixa significativa no estoque de sangue nos primeiros meses do ano, em torno de 10 a 20%. "Entre os motivos da baixa, estão as viagens de férias, aumento do consumo de bebida alcoólica e as festas carnavalescas", explica a hematologista Audrey Vasconcelos, coordenadora do Comitê Transfusional do Real Hospital Português.

Para doar é preciso ter de 16 a 69 anos, sendo obrigatória a presença do responsável em menores de idade; pesar no mínimo 50 quilos; apresentar documento oficial com foto, fazer uma refeição leve antes da doação; não ter diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; não ter sido exposto a doenças transmissíveis pelo sangue e não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

Serviço

Campanha 'Nosso Frevo está no sangue. Faça a sua doação'

Data: até 15 de fevereiro

Local: Real Hospital Português | Avenida Governador Agamenon Magalhães, 4760 - Paissandu, Recife - PE