Brasil investiga 3.670 casos suspeitos de microcefalia

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 02/02/2016 às 18:55
microcefalia_destaque FOTO:

O Estado de Pernambuco tem 153 casos confirmados de microcefalia (Foto: Fernando da Hora/JC Imagem) O Estado de Pernambuco tem 153 casos confirmados de microcefalia (Foto: Fernando da Hora/JC Imagem)

O Ministério da Saúde e os Estados investigam 3.670 casos suspeitos de microcefalia em todo o País. Isso representa 76,7% dos casos notificados. Ao todo, 4.783 casos suspeitos da malformação foram registrados até 30 de janeiro. O novo boletim divulgado, nesta quarta-feira (2) pelo Ministério da Saúde revela também que 404 casos já tiveram confirmação de microcefalia e/ou outras alterações do sistema nervoso central, sendo que 17 com relação ao vírus zika. Outros 709 casos notificados já foram descartados. O Estado de Pernambuco tem 153 casos confirmados e 135 descartados. Dessa maneira, 1.159 casos permanecem em investigação.

Leia também:

» Unicef lança apelo de US$ 9 milhões para programas de combate ao zika

» Sanofi Pasteur inicia pesquisa de vacina contra o vírus zika

» Gestantes devem evitar viajar para países onde circula o zika, aconselha OMS

No total, foram notificados 76 óbitos por microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto (natimorto) ou durante a gestação (abortamento espontâneo). Destes, 15 foram investigados e confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central, sendo que cinco tiveram identificação do zika no tecido fetal.  Outros 56 continuam em investigação e cinco já foram descartados.

Segundo o Ministério da Saúde, os 404 casos confirmados, desde o início das investigações no dia 22 de outubro do ano passado, foram registrados em 156 municípios de nove estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A região Nordeste concentra 98% dos municípios com casos confirmados, sendo que Pernambuco continua com o maior número de municípios com casos confirmados (56), seguido dos Estados do Rio Grande do Norte (31), Paraíba (24), Bahia (23), Alagoas (10), Piauí (6), Ceará (3), Rio de Janeiro (2) e Rio Grande do Sul (1).