Pastoral da Saúde realiza ação de combate ao Aedes neste sábado em Olinda

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/01/2016 às 15:13
Pastoral-Saude-235 FOTO:

Imagem de ação de combate a dengue da Pastoral da Saúde (Foto: Divulgação) Voluntários da Pastoral da Saúde entregarão sal, utilizado como alternativa para eliminar larvas do mosquito em locais com água parada, a moradores da Vila Esperança (Foto: Divulgação)

A Pastoral da Saúde começa neste sábado (30) distribuição de uma tonelada de sal em localidades espalhadas pelo Estado para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunha. O primeiro encontro dos voluntários será na Igreja Matriz de Bairro Novo, na Vila Esperança, em Olinda, no Grande Recife, a partir das 7h30. A iniciativa segue com outros encontros em fevereiro.

Os agentes da Pastoral da Saúde e integrantes da paróquia de Bairro Novo farão visitas em casas da vizinhança e orientando os moradores sobre a doença. O sal, segundo a assessoria técnica do Programa estadual de controle da dengue, é usado como alternativa para locais que acumulam muita água parada e que não serve para uso humano por ter o poder de desidratar as larvas do mosquito, impedindo seu desenvolvimento. Além do sal, será distribuída no local adaptação de uma tabela elaborada pela Secretaria de Saúde de São Paulo, com as quantidades necessárias do condimento.

"A ação tem um caráter educativo muito grande e é fundamentada em pesquisas recentes, que colocam o sal como alternativa de combate ao mosquito no seu nascedouro. A utilização do sal deve seguir estritamente a dosagem que distribuímos e em locais que não exista a possibilidade de se acabar definitivamente com um eventual acúmulo de água e que essa água não seja para consumo humano", explica o coordenador regional da Pastoral da Saúde Nordeste 2, Vandson Holanda.

A Pastoral da Saúde

Uma das pastorais da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a Pastoral da Saúde atua em âmbito nacional e regional com o compromisso de defender, preservar, cuidar, promover e celebrar a vida. A regionalização ainda engloba Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas.

Serviço

Mutirão Pastoral na Vila Esperança, em Olinda

Data: Sábado, 30.01

Horário: a partir das 7h30

Local: Igreja Matriz de Bairro Novo | Rua Cleto Campêlo, 303