Prefeitura do Recife realiza nesta quarta ação de prevenção e combate à hanseníase

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 26/01/2016 às 16:53
braços-235 FOTO:

Imagem de braços (Foto: Free Images) A hanseníase tem como principais sintomas manchas de cor parda na pele, perda de sensibilidade térmica, de pelos e ausência de transpiração nos locais afetados (Foto ilustrativa: Free Images)

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, celebrado nessa segunda-feira (25), a Secretaria de Saúde do Recife promoverá nesta quarta-feira (27) campanha de busca ativa de casos da doença, caracterizada por manchas de cor parda na pele, perda de sensibilidade térmica, de pelos e ausência de transpiração nos locais afetados. O evento, em parceria com a Coordenação Estadual de Controle da Hanseníase e Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN), acontecerá na Praça do Carmo, Centro da cidade, das 9h às 16h.

Os profissionais envolvidos, além de orientar os interessados sobre sinais, sintomas e tratamento da hanseníase, realizarão triagem de pacientes com manchas suspeita na pele. "A campanha favorece a intensificação do diagnóstico precoce da hanseníase e propicia acesso ao tratamento adequado em tempo hábil", afirma Ariane Bezerra, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase e Coordenação de Doenças Negligenciadas (Sanar Recife).

Referência

Funciona na Policlínica Lessa de Andrade, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, o serviço de Sapataria, voltado para os pacientes de hanseníase que perdem, em alguns casos, a sensibilidade dos pés. O setor possui pia, lavabo e lava pés e duas novas máquinas usadas para a confecção de palmilhas e sapatos especiais para esses pacientes.