No Recife, Dilma pede ajuda da população para combater o vírus zika

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 21/01/2016 às 13:35
dilma-destaque FOTO:

Ao lado do prefeito do Recife, Geraldo Julio, Dilma inaugura pista leste da Via Mangue (Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem) Ao lado do prefeito do Recife, Geraldo Julio, Dilma inaugura pista leste da Via Mangue (Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem)

Da Agência Brasil

A presidente Dilma Rousseff pediu, na manhã desta quinta-feira (21), ajuda da população no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, chicungunha e zika. Ela fez o apelo durante a cerimônia de inauguração da pista leste da Via Mangue, no Recife, em Pernambuco, Estado com maior número de casos suspeitos de microcefalia relacionada ao zika.

Leia também: 

» Rápida expansão geográfica do zika traz mais preocupações

Segundo Dilma, as pessoas devem se conscientizar de que não podem deixar água parada, porque é ali que o mosquito se prolifera. “A gente só vai conseguir o combate - e ser vitorioso - se a população se engajar. É a população que pode nos ajudar para que a gente tire, enquanto não temos a vacina, as condições de reprodução do mosquito”, disse.

“Temos de fazer um esforço com os grandes laboratórios brasileiros e internacionais para a gente ter uma vacina, não só contra a dengue, mas também contra o zika. E nós temos de dar todo o apoio e atendimento às crianças com microcefalia e suas famílias”, acrescentou a presidente.

Com 3.893 notificações de casos suspeitos de microcefalia, o Ministério da Saúde confirmou 230 até agora. Boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (20) mostrou que as notificações foram registradas em 764 municípios de 21 unidades da federação.

O Estado de Pernambuco, com 1.306 casos suspeitos (33% do total do Brasil), é o que tem o maior número de registros. Em seguida, estão a Paraíba, com 665 casos; Bahia, com 496; e o Ceará, com 216. O Rio Grande do Norte tem 188 casos.