Nutricionista dá dicas para quem deseja manter a energia no Carnaval

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 21/01/2016 às 12:10
suco destaque FOTO:

Entre três e quatro horas antes de cair na folia, é importante ingerir de 250 ml a 500 ml de líquidos. Pode ser água, sucos ou água de coco (Foto: Igo Bione) Entre três e quatro horas antes de cair na folia, é importante ingerir de 250 ml a 500 ml de líquidos. Pode ser água, sucos ou água de coco (Foto: Igo Bione)

Quem já está no clima das prévias carnavalescas e na contagem regressiva para os quatro dias de Momo precisa organizar o cardápio, a fim de garantir energia o suficiente e aproveitar ao máximo a folia. Além de cuidar da alimentação, é importante valorizar a reposição de líquidos.

Leia também:

» Cuidado com a doença do beijo no Carnaval

» Médico otorrino elogia Claudia Leitte por uso de protetores auditivos no Carnaval

» Mistura de bebidas alcoólicas com energéticos favorece arritmias cardíacas no Carnaval

A nutricionista Ilana Andrade, da Hapvida Saúde, ressalta que, na véspera das prévias e de qualquer bloco, o ideal é consumir mais alimentos ricos em carboidratos, como arroz, pão, macarrão, batata e aveia, pois proporcionam energia. Mesclar suco de frutas com pães integrais e geleia é um exemplo de lanche saudável.

“O ideal é não ficar mais de três horas sem comer e evitar comidas pesadas e gordurosas, que sobrecarregam o fígado na alimentação para o Carnaval, como frituras, feijoada, embutidos e carnes gordas. São alimentos de difícil digestão, que dão aquela sensação de peso no estômago e roubam energia”, explica Ilana.

A hidratação também é um dos pontos mais importantes para se manter saudável. Recomenda-se que, entre três e quatro horas antes de cair na folia, é importante ingerir de 250 ml a 500 ml de água, sucos ou água de coco.

“Durante esta temporada, perdemos muita água pelo suor. É importante lembrar que estamos no verão, época em que o cuidado com a hidratação deve ser redobrada. Sempre que possível, temos de ingerir uma água de coco ou um isotônico, que vai repor os sais minerais e vitaminas perdidos com o suor", orienta Ilana. Suco de frutas também são boas opções para se manter hidratado.