Não descuide da tatuagem no verão. Confira dicas de especialistas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/01/2016 às 19:00
CP260703F FOTO:

CP260703F Pessoas que têm tatuagens devem ter cuidados redobrados na hora de se expor ao sol, principalmente no verão (Foto: Chico Porto/Acervo JC Imagem)

Verão, época de cuidar principalmente da pele e dos cabelos para curtir a temporada sem grandes riscos. Os cuidados também devem ser redobrados, nesta época mais quente do ano, por pessoas que têm tatuagens. A exposição ao sol de forma intensa e inadequada pode dificultar a cicatrização. E se o desenho tiver sido realizado recentemente, até a cor pode ser alterada.

Segundo o tatuador Renato Mousinho, os raios solares podem ser um verdadeiro vilão para as tatuagens. "O sol queima o pigmento dentro da pele. E uma vez que o pigmento é queimado, a cor natural não volta mais. O mais ideal seria a pessoa não expor a região da tatuagem ao sol", ressalta. Por isso, nada de subestimar os cuidados essenciais. "As pessoas com tatuagens, quando expostas ao sol, têm que usar bloqueador solar com fator alto sempre. Na praia, repor a cada uma hora. E, dependendo da região, roupas com proteção ultravioleta podem proteger ainda mais as tatuagens", pontua.

A dermatologista Cláudia Magalhães também alerta sobre o risco da mudança de cor em tatuagens não protegidas. "As exposição solar faz com que a cor da tatuagem mude. Por isso, ela precisa ser muito bem protegida com fatores bem altos, de 50, no mínimo. A proteção solar tem que ser muito eficaz nessa área, principalmente no verão. A pessoa pode bronzear a pele e mudar a tonalidade da tatuagem. Mesmo que o bronzeado vá embora, a tonalidade já incorporou no pigmento", ressalta.

Para aqueles que acabaram de tatuar o corpo, outras orientações devem ser seguidas, pelo menos, nos cinco primeiros dias. Usar alguma pomada cicatrizante três vezes ao dia (vale consultar um especialista, que pode indicar o produto ideal e seguro), higienizar o local com sabonete neutro ou antisséptico na hora do banho, além de não mexer no local (para não correr o risco de infecção) são as principais recomendações. "Passados esses cinco dias, as orientações são para que a pessoa evite banho de imersão, principalmente banho de piscina por causa do cloro e de mar por causa do sódio. Evitar sauna por causa da umidade e ter cuidado com a alimentação", alerta Renato Mousinho.

Outra dica do tatuador é usar hidratantes na área, principalmente na hora de dormir, para evitar o ressecamento. "Quando a pele está ressecada, fica uma camada por cima, como se estivesse descamando, fazendo com que a tatuagem adquira uma tonalidade acinzentada. O pigmento fica mais abaixo e pode comprometer o visual da tatuagem. Isso não influencia diretamente a pele, mas com esse cuidado, a tatuagem ficará mais bonita e a pele muito mais saudável", orienta.

Infecções e alergias

Sobre o risco de infecções, Cláudia Magalhães alerta para contaminações tanto por bactérias e fungos como também por vírus. "As contaminações por bactérias e fungos são muito menos prováveis. Teoricamente, existe um certo risco de doenças virais, principalmente as hepatites", diz a dermatologista. Por isso, a dica é ter cuidado com os locais escolhidos e seguir à risca as recomendações de assepsia.

Pessoas que têm alergia a produtos em geral também devem ter cuidado com tatuagens, pois há chance de desenvolverem alergia aos pigmentos usados.