Baby&Baby apoia o combate à tríplice epidemia e incentiva acolhimento às famílias

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 19/01/2016 às 14:36
microcefalia_destaque FOTO:

Imagem da barra do combate ao mosquito

ccc Família é fundamental em todo o processo de estimulação precoce dos bebês com microcefalia (Foto: Fernando da Hora/JC Imagem)

Neste momento delicado em que o Brasil vive a mudança no padrão de ocorrência da microcefalia, a marca de fraldas Baby&Baby tem apoiado o projeto Combate do Mosquito, do blog Casa Saudável, com o intuito de informar sobre prevenção das arboviroses, que são as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, chicungunha e zika - esta última relacionada ao avanço da microcefalia). Há um mês, o Casa Saudável tem divulgado uma série de orientações para a população em geral, as gestantes e as mães dos bebês que nasceram com a malformação congênita.

Leia também:

» Zika não é empecilho à amamentação

» A importância da estimulação precoce e da reabilitação para o bebê com microcefalia

» Microcefalia e saúde ocular: Fundação Altino Ventura atinge marca de 135 bebês atendidos

Nesse cenário, a Baby&Baby entende a necessidade de se compartilhar informações e tirar dúvidas que aparecem em razão da nova dinâmica familiar decorrente da microcefalia, que exige dedicação integral dos pais, suporte dos parentes e da sociedade. Nesse sentido, é importante a família acolher a dupla mãe e bebê. O papel do pai (ele pode ajudar bastante) e de outras pessoas do núcleo familiar é fundamental para que a mãe perceba que não está sozinha.

Com esse apoio, o cuidado se torna mais amplo e fica mais fácil para a família seguir a rotina de exames, consultas e atividades de reabilitação. Com o acolhimento, a mãe lida melhor com o processo de amamentação, que deve acontecer como principal fonte de alimentação do recém-nascido. Quando toda a família se une, as atividades de estimulação precoce (também devem ser realizadas em casa pelos pais, e não apenas por profissionais de saúde) tornam-se espontâneas.

A Baby&Baby também aproveita o momento para tranquilizar as gestantes, que devem adotar medidas capazes de reduzir a presença do mosquito e aumentar a proteção contra eles, através de atitudes importantes, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida, como ainda utilizar repelentes permitidos para mulheres grávidas. O adversário é pequeno, e a vontade de nos livrar dele é grande.

* Conteúdo de responsabilidade do patrocinador