Microcefalia: RedeNUTES e SES/PE oferecem capacitação para profissionais de saúde

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 19/01/2016 às 11:27
microcefalia-destaque FOTO:

Imagem da barra do combate ao mosquito

Imagem de homem segurando bebê com microcefalia (Foto: Edmar Melo / JC Imagem) O Estado de Pernambuco foi o primeiro a perceber a mudança no padrão de ocorrência da microcefalia (Foto: Edmar Melo/JC Imagem)

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES/PE) e a Rede de Núcleos de Telessaúde de Pernambuco (RedeNUTES) promovem, nos dias 20 e 27 de janeiro, dois seminários de capacitação sobre a microcefalia, com o objetivo de prestar esclarecimentos e orientar os profissionais de saúde do Estado sobre os procedimentos na identificação de novos casos.

Leia também:

» Unicef defende mobilização para combate ao Aedes aegypti

» São Paulo começa a fazer testes rápidos para detectar dengue

A ação surge num momento em que Pernambuco aparece na frente dos outros estados brasileiros na identificação e alteração do padrão da ocorrência de registros de microcefalia em recém-nascidos. De acordo com a enfermeira Débhora Ísis, assistente de tele-educação da RedeNUTES, a expectativa é que essa iniciativa contribua para a instrumentalização dos profissionais de saúde e que os torne aptos a tranquilizar as gestantes e as mulheres em período fértil, além de tirar eventuais dúvidas da população em relação a essa malformação congênita.

"Queremos também que esses profissionais sintam-se mais seguros ao receber, em sua unidade, uma criança com microcefalia e realizem o devido acompanhamento, com as próprias mães como parceiras", afirma Débhora.

Como participar

Os seminários serão transmitidos por webconferência através do endereço www.redenutes.ufpe.br. Para assistir aos seminários, os interessados deverão acessar o site nos dias e horários indicados e entrar na sala virtual em que acontecerá a transmissão. Não há necessidade de inscrição prévia, mas o acesso está sujeito à disponibilidade de vagas na sala.

O horário previsto para as duas sessões é das 11h às 12h. Ambas serão conduzidas pela ginecologista e obstetra Juliana Schettini.

Confira abaixo as datas e os temas

20 de janeiro: Assistência obstétrica e puerperal no envolvimento da microcefalia

27 de janeiro: Tríplice epidemia - dengue, zika e chicungunha: prognóstico e processos de reabilitação, protocolo de atendimento e sistema de notificação da microcefalia