Saiba como economizar energia na hora de lavar e passar roupas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 12/01/2016 às 15:00
maquina-lavar-roupas-235 FOTO:

celpe

Imagem de máquina de lavar roupas (Foto: Free Images) A principal recomendação é saber usar a capacidade máxima da máquina de lavar roupas e do ferro de passar para economizar energia (Foto: Free Images)

Não há dúvidas de que a máquina de lavar roupas e o ferro de passar são dois dos eletrodomésticos mais usados em casa, principalmente quando a família é grande. Por isso, é importante adotar alguns cuidados na hora de manusear os aparelhos para evitar o desperdício de energia que, parece irrelevante, mas no fim do mês pode refletir negativamente na conta de luz.

No quesito máquina de lavar, o primeiro passo é na hora da compra. Adquira apenas produtos com o Selo Procel de Economia de Energia. A etiqueta garante que o equipamento é o mais eficiente da categoria.

Leia mais:

» Pintar as paredes com cores claras ajuda a reduzir consumo de energia

» Sistema de aquecimento solar proporciona banho quente com economia de energia

» Iluminação do quarto do bebê na dose certa proporciona sono tranquilo e ambiente acolhedor

» Celpe investe em ação itinerante que promove qualidade de vida nas comunidades

Em segundo lugar, a recomendação é saber usar a capacidade máxima do seu aparelho. "O ideal é concentrar a maior quantidade de roupas possíveis e usar a capacidade total da máquina. Quanto menor o uso, menor o consumo de energia", ressalta o engenheiro de eficiência energética da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) Daniel Sarmento. É importante ficar atento também à dosagem de sabão usada a cada lavagem de roupas e ao filtro da máquina, que deve estar sempre limpo.

Imagem de um ferro de passar roupas (Foto: Free Images) Escolha o ferro de menor potência (Foto: Free Images)

Algumas dicas semelhantes também valem para o ferro de passar. "Concentre a maior quantidade de roupas possível para passar, evitando que o ferro fique esquentando e esfriando sem necessidade", explica Sarmento.

Outra recomendação da Celpe é deixar o ferro ligado apenas quando estivermos usando o aparelho. "O importante é evitar o tempo do ferro ligado sem que ele esteja sendo utilizado. A dica é otimizar todo o tempo que o ferro está aquecido", pontua o engenheiro de eficiência energética.

Tenha em mente também as especificidades de cada tecido, utilizando a temperatura adequada para cada roupa, além de passar roupas leves com o aparelho desligado, já que o calor remanescente do ferro poderá ser aproveitado.