Pesquisa investiga relação entre alimentação e saúde bucal

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/01/2016 às 14:00
dentes-235 FOTO:

Imagem de dentes (Foto: Free Images) Pesquisa envolve a avaliação da saúde bucal de pessoas com diferentes dietas, com foco no tártaro (Foto: Free Images)

Da Agência USP de notícias

Ainda no período do mestrado em Ciências Odontológicas, Rodrigo Elias Oliveira decidiu fazer uma viagem despretensiosa pelo Brasil, passando por alguns sítios arqueológicos nos estados do Piauí, Bahia e Minas Gerais. A curiosidade e o interesse crescente ao conhecer esses locais acabou levando o dentista a uma nova área, a arqueologia dentária, que se tornaria tema de sua tese de doutorado e inspiração para a atual empreitada no pós-doutorado: o Projeto Salivar.

A pesquisa envolve a avaliação da saúde bucal de pessoas com diferentes dietas. O foco é no tártaro – também chamado de cálculo dental, formado quando a placa bacteriana, na qual vão se juntando restos de alimentos, endurece na superfície dos dentes, como resultado da higiene bucal deficiente.

Em seu estudo de doutorado, desenvolvido no Instituto de Biociências (IB) da USP, Rodrigo já havia feito análise semelhante, porém em esqueletos da região de San Pedro de Atacama, no Chile. Observando que tipo de alimento compunha o tártaro nesses indivíduos, foi possível levantar hipóteses sobre as condições nutricionais das populações e verificar as mudanças na alimentação provocadas pela influência do império boliviano Tiwanaku. Agora, porém, sua investigação não será mais em crânios escavados, mas em pessoas vivas, o que é uma novidade e um desafio.

“Sabemos que o organismo elimina o nitrogênio produzido na digestão de proteína animal através da ureia, e uma das formas como isso acontece é pela saliva. A ureia é relacionada ao pH alto da saliva, que favorece o acúmulo de tártaro. Esse é um caminho lógico e bem conhecido. Mas não há trabalhos clínicos mostrando, por exemplo, se as pessoas que comem mais carne são as que acumulam mais tártaro”, explica o pesquisador.

Confira a matéria completa no site da Agência USP de notícias.