Mutirão de combate ao Aedes chega a bairros da Zona Sul do Recife no fim de semana

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 08/01/2016 às 11:20
mosquito_mutirão_destaque FOTO:

Imagem da barra do combate ao mosquito

Desde o dia 28 de novembro, mais de 19 mil imóveis foram vistoriados pelos agentes da Prefeitura do Recife (Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem) Desde o dia 28 de novembro, mais de 19 mil imóveis foram vistoriados pelos agentes da Prefeitura do Recife (Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem)

Neste sábado (9) e domingo (10), o mutirão de combate ao Aedes aegypti será realizado na Zona Sul do Recife. Profissionais da Secretaria de Saúde do Recife e militares do Exército visitarão durante os dias, entre 8h e 17h, mais de 4 mil imóveis nos bairros de Brasília Teimosa e Boa Viagem. O plantão do fim de semana é uma das estratégias do Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypti, elaborado pela Prefeitura do Recife.

Leia também:

» Chicungunha: Confira os cuidados que podem ajudar a amenizar efeitos da doença

» Combate ao Aedes aegypti: Recife vive o boom da chicungunha

» Recife identifica bairros com transmissão ativa de dengue, chicungunha e zika

Amanhã (9), a partir das 8h, 12 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces), dois supervisores e 35 soldados do Exército trabalharão pelas ruas de Brasília Teimosa. A expectativa é que eles visitem pouco mais de 2 mil residências. No domingo (10), cerca de 2,4 mil imóveis devem ser vistoriados por 12 asaces, dois supervisores e 35 homens do Exército.

O trabalho dos asaces e dos soldados inclui a eliminação mecânica dos focos, o tratamento focal dos criadouros do mosquito e orientações educativas à população sobre como evitar a proliferação do transmissor da dengue, chicungunha e zika.

Balanço

Desde o dia 28 de novembro, cerca de 19,7 mil imóveis foram vistoriados pelos asaces da Secretaria de Saúde do Recife e soldados do Exército nos plantões de fim de semana. No último mutirão, que aconteceu semana passada na Várzea e em Jardim São Paulo, os profissionais fizeram tratamento em 668 depósitos. Desses, em 150 foram encontradas larvas do mosquito Aedes aegypti.