A microcefalia e as boas práticas de atenção ao nascimento

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/01/2016 às 11:52
gestação_destaque FOTO:

Imagem da barra do combate ao mosquito

As boas práticas de atenção ao nascimento inclui estímulo ao parto normal, já que a microcefalia como achado isolado não é indicação de cesariana (Foto: Free Images) Entre as boas práticas de atenção ao nascimento, está o estímulo ao parto normal, já que a microcefalia como achado isolado em ultrassom não é indicação de cesariana (Foto: Free Images)

As gestantes com ultrassom indicativo de microcefalia devem ter atendimento priorizado durante o parto, segundo protocolo de atendimento do Ministério da Saúde. Entre as boas práticas de atenção ao nascimento, está o estímulo ao parto normal, já que o vírus zika ou microcefalia como achado isolado em ultrassom não são indicação de cesariana.

Leia também:

» Zika não é empecilho à amamentação

» Amamentação oferece incontáveis benefícios para a saúde física e emocional das mães

» Microcefalia: Policlínica Lessa de Andrade inicia atividades de reabilitação

» Partograma: Médicos debatem a importância do registro do trabalho de parto

Além disso, deve ser recomendado o contato pele com pele entre mãe e recém-nascido, a amamentação na primeira hora de vida e os procedimentos de rotina após a primeira hora de vida.

É bom ressaltar que as gestantes com ultrassom indicativo de microcefalia não precisam passar por um pré-natal de alto risco, caso a malformação seja um achado isolado na ultrassonografia, sem a presença de complicações materna ou fetal. Mas as crianças, após o nascimento, devem ser acompanhadas.

O Ministério da Saúde também aconselha que as gestantes adotem medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doença, com a eliminação de criadouros, além de se protegerem da exposição de insetos, mantendo portas e janelas fechadas ou teladas. Recomenda-se ainda o uso de calça e camisa de manga comprida, como também a utilização de repelentes permitidos para gestantes.

Também fazem parte dessas orientações o acompanhamento e o pré-natal (seis consultas são o número mínimo para uma assistência saudável), com a realização de todos os exames recomendados pelo médico. O Ministério da Saúde reforça ainda a orientação de as gestantes não consumirem bebidas alcoólicas ou qualquer outro tipo de droga, não utilizarem medicamentos sem orientação médica e evitarem contato com pessoas que estejam com febre ou infecções.