Microcefalia: Policlínica Lessa de Andrade inicia atividades de reabilitação

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/01/2016 às 10:16
microcefalia destaque FOTO:

Imagem da barra do combate ao mosquito

Imagem de homem segurando bebê com microcefalia (Foto: Edmar Melo / JC Imagem) Atividades do centro têm como objetivo fornecer estimulação precoce para os bebês com microcefalia (Foto: Edmar Melo/JC Imagem)

Começam, nesta segunda-feira (4), às 8h, as atividades do Núcleo de Desenvolvimento Infantil, voltado para a assistência de famílias cujas crianças nasceram com microcefalia. O serviço funcionará na Policlínica Lessa de Andrade, no bairro da Madalena, Zona Oeste da cidade. No local, será dado apoio multiprofissional e interdisciplinar aos bebês.

Leia também:

>> Pernambuco tem 1.153 casos suspeitos de microcefalia. Número representa 38,76% das notificações do Brasil

O centro de referência da Prefeitura do Recife será composto por ambulatório multiprofissional especializado em desenvolvimento infantil, com foco em estimulação sensoperceptiva e psicomotora. O núcleo é composto por serviços de pediatria, neuropediatria, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, enfermagem, nutrição, assistência social e psicologia.

A nomeação de profissionais para a Lessa de Andrade ocorreu ainda no mês de dezembro. A equipe recebeu reforço de dois neuropediatras, dois fonoaudiólogos, dois fisioterapeutas e dois terapeutas ocupacionais que atuarão no serviço.

Acesso – Os encaminhamentos ao Núcleo de Desenvolvimento Infantil serão feitos por meio do Sistema de Regulação, tanto para usuários de áreas cobertas pela Estratégia de Saúde da Família como para as pessoas que moram em áreas descobertas. As gestantes que estiverem ultrassom sugestivo de microcefalia também receberão acompanhamento psicoemocional com profissionais da rede. O acolhimento será feito pelo Núcleo de Apoio em Saúde da Família e Programa Mãe Coruja Recife.