Perder peso é promessa comum no Ano Novo. Meta requer planejamento e dedicação

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/12/2015 às 15:00
fita-metrica-peso-600 FOTO:

fita-metrica-peso-600 Especialistas alertam que optar por metas exageradas e dietas radicais são os principais problemas que levam ao fracasso ao perder peso (Foto: Free Images)

Se você fosse adivinhar qual a resolução de Ano Novo mais comum, qual palpite daria? Acertou quem disse que a promessa predileta na virada do ano é eliminar os quilos extras acumulados ao longo da vida. A maioria das pessoas, no entanto, desiste do objetivo ainda nos primeiros dias do ano. Especialistas alertam que optar por metas exageradas e dietas radicais são os principais problemas que levam ao fracasso, além, é claro da falta de planejamento.

Faça o teste

Você se considera uma pessoa com hábitos saudáveis? Que tal testar seus conhecimentos e saber se realmente você está fazendo as coisas da forma correta? Clique na imagem abaixo, conecte-se com seu Facebook, responda o quiz e compartilhe seu resultado com os amigos :)

Segundo o nutricionista Matheus Motta, do Vigilantes do Peso, uma das dicas para alcançar o objetivo é estabelecer metas possíveis. "Um dos maiores erros de quem quer emagrecer é estabelecer metas exageradas, difíceis de alcançar. No Vigilantes do Peso, recomendamos que comece por 10% do seu peso atual", ressalta.

Outra recomendação é sobre o plano alimentar. "Iniciar dietas muito radicais e que não condizem com a realidade da pessoa é o primeiro passo para o fracasso. A repetição é outro problema que dificulta o sucesso do emagrecimento. Uma dieta monótona é cansativa e difícil de se manter por mais tempo. Portanto, deve haver planejamento a fim de que haja espaço para todos os tipos de alimentos em seus novos hábitos", explica o nutricionista.

O importante é que o processo de emagrecimento leve a uma mudança definitiva de hábitos. Se os novos costumes não forem permanentes, as chances de o peso voltar a subir são bem maiores. Nesse processo, a moderação e o apoio de outras pessoas são muito importantes. "Entendemos que o processo de mudança de hábitos não deve ser feito de forma restritiva. Com moderação e planejamento é possível incluir algumas tentações e ainda conseguir atingir seu objetivo. Se a moderação não fizer parte da sua vida, o peso voltará a subir", alerta Matheus.