Johnson & Johnson lança iniciativas para frear avanço do HIV

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 05/12/2015 às 15:00
Serão ofertados testes rápidos de HIV e sífilis (Foto: Helia Scheppa/Acervo JC Imagem)
Serão ofertados testes rápidos de HIV e sífilis (Foto: Helia Scheppa/Acervo JC Imagem) FOTO: Serão ofertados testes rápidos de HIV e sífilis (Foto: Helia Scheppa/Acervo JC Imagem)

Foto de teste de aids (Foto: Helia Scheppa/Acervo JC Imagem) Empresa americana anunciou parcerias, iniciativas e liberação de recursos para conter o avanço do vírus HIV, causador da Aids (Foto ilustrativa: Helia Scheppa/Acervo JC Imagem)

A empresa farmacêutica Johnson & Johnson decidiu firmar novas parcerias público-privadas para reduzir o peso da incidência do HIV, sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, causador da aids. As novas inciativas incluem colaborações com o Plano de Emergência do Presidente dos EUA para o Alívio da AIDS (PEPFAR), a Iniciativa Clinton de Acesso à Saúde (CHAI) e a Parceria Internacional para os Microbicidas (IPM), todas focadas nos esforços para conter o avanço da infecção pelo vírus e em empoderar as mulheres e as meninas na prevenção da doença.

"Nos unimos à comunidade global para honrar aqueles que fizeram uma diferença significativa na luta contra o HIV/AIDS e também para lembrar que ainda há muito a ser feito nessa batalha, especialmente nas comunidades mais vulneráveis ??do mundo", ressaltou o presidente da Johnson & Johnson, Alex Gorsky. "O HIV/AIDS é uma das três principais áreas de foco da saúde pública global nas quais estamos colocando toda a amplitude e escala de recursos e competências da Johnson & Johnson, para oferecer apoio contra algumas ameaças à saúde pública global mais importantes que enfrentamos hoje. O nosso objetivo é tornar o HIV uma coisa do passado", pontuou Gorsky.

Entre as parcerias estão: ser um parceiro importante no suporte à iniciativa DREAMS do PEPFAR, uma colaboração com a Fundação Bill & Melinda Gates e o Girl Effect para reduzir drasticamente as infecções pelo HIV entre adolescentes e mulheres jovens em 10 países da África Subsaariana; o CHAI e a IPM, que buscam aumentar o acesso aos tratamentos simplificados contra o HIV e desenvolver ferramentas inovadoras para ajudar a prevenir a transmissão sexual do HIV em mulheres e meninas. A quarta iniciativa, o Connect for Life, programa-piloto que capacita os profissionais de saúde locais de Uganda a melhorarem o diagnóstico e tratamento das pessoas que vivem com HIV e tuberculose.